Leia também:
X Ronaldo Ésper diz que era gay por causa de maldição de tia

Problemas no Casamento

Nancy Dusilek - 22/12/2018 05h00 | atualizado em 02/01/2019 16h09


Amós 3.1-15 – “Acaso andarão dois juntos se não estiverem de acordo?” (v.3).

Quando eu era criança, vi muitas vezes em minha cidade carroças sendo puxadas por dois bois presos por uma canga ou parelha. Os lavradores fazem isso para aproveitar a capacidade física dos bois para a realização do trabalho no campo. Quando o lavrador une dois bois, ele escolhe para essa união, animais com a mesma condição física. Ele não coloca um animal forte e outro fraco, senão o peso aumenta para o primeiro ou exige demais do segundo. Enquanto estão juntos, um não corre mais que outro, mas ambos caminham igualmente, sob a condução de uma pessoa.

Cada vez que leio este verso de Amos 3.15 “Acaso andarão dois juntos se não estiverem de acordo”, a figura que vem à minha mente é a dessa carroça.

Todo casamento é a união de um homem e uma mulher, cada um com suas características próprias. Deus nos fez diferentes para aprendermos a conviver em harmonia, primeiro dentro do lar, e depois fora dele. Um marido machista, que espezinha sua esposa, não está caminhando junto, mas está um querendo ser mais que o outro. Uma esposa turrona, teimosa, que deseja que tudo seja feito do seu jeito, acaba aborrecendo o seu marido. Nesse caso, não pode haver uma caminhada a dois com tranquilidade, porque cada um se acha melhor do que o outro.

No casamento nós aprendemos que temos nossas qualidades e defeitos. Conviver com as qualidades do outro sempre é mais fácil. O problema é quando temos que aprender a conviver com seus defeitos. Muitas vezes, aquilo que consideramos um defeito, é apenas uma maneira de agir, diferente da que fomos criados.

Cito um exemplo pessoal: logo no início do casamento, meu marido, tentando me alegrar, ligava o rádio bem cedinho e começava a cantar junto. Eu quase morria porque sou mais vagarosa para acordar e gosto de tudo em silêncio. Até eu entender que ele fora criado numa casa onde o som começava cedo, e ele entender que eu precisava de silêncio, durou um tempo até nos ajeitarmos. Cito uma experiência simples para mostrar que, andar juntos, é questão de maturidade. É buscar entender um ao outro para que a paz apareça.

ORAÇÃO
Senhor, ajuda-me a controlar o meu animo quando um dos meus me irrita. O Senhor sabe como me é difícil fazer isso, mas eu conto com a Tua ajuda. Quero ser o promotor da Paz.

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.