Pneuma
Efésios 3:20 “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”.

Pneuma / Foto: Pixabay
Marcelo Martins - 08/09/2017 05h00 | atualizado em 08/09/2017 05h01
“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”. Efésios 3:20
Três amigos e eu decidimos tirar um sonho do papel e criar um quarteto vocal. Estávamos empolgados com a ideia de louvar a Deus de uma forma especial.
Entre nós havia um amigo que tinha mais experiência musical (ou menos amadora?), por isso seguíamos suas orientações. Já no primeiro ensaio, eles nos ensinou o princípio vital para quem deseja soltar a voz: “Para cantar, precisamos aprender a respirar”. Eu olhava para os outros amigos, e podia ver um ponto de interrogação em seus olhos. “Como assim? Não sabemos respirar? É isso?”.
Nosso amigo, com a paciência de Jó, continuou: “Precisamos saber aproveitar todo o ar dos nossos pulmões; eles reservam mais ar do que pensamos”. Em seguida, ele sugeriu um exercício simples. Deveríamos inspirar o máximo de ar e depois soltá-lo vagarosamente. Por fim, naquele estado, ele pediu que falássemos alguma frase. E não é que conseguimos falar mesmo “sem ar”! Na verdade ainda restava bastante ar nos pulmões; era esse ar que precisávamos aproveitar para melhor nossa performance no canto.
Bom, o quarteto não passou do segundo ensaio, mais ficou uma lição muito importante.
Sabemos que Deus “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”. Mas que poder é esse? Se lermos o contexto de Efésios 3, perceberemos que Paulo faz uma oração pelos efésios, dizendo: “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito” (Efésios 3:16).
Deus pode fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos desde que seja por meio do Espírito Santo que habita (ou deveria habitar) em nós. Assim, podemos concluir que o poder de Deus para fazer o que eu peço é diretamente proporcional ao espaço que concedo ao Espírito em minha vida. Sem Espírito, sem poder.
A palavra grega usada por Paulo para Espírito é “pneuma”, que significa ar. Pode até parecer que não, mas, se você aceitou Jesus Cristo como Senhor da sua vida, o Espírito Santo passou a habitar em você. Só que, às vezes, você não consegue percebê-lo, como aquela porção de ar que restava nos meus pulmões, lembra? Eu sei que não se trata de uma comparação perfeita, porém pode nos ajudar a compreender que, ainda que não sintamos nada, o Espírito está em nós e pode fazer grandes coisas por nós.
Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza… Romanos 8:26