Leia também:
X Ludmila Ferber afirma que é preciso prosseguir

Planos

Você já pensou que todo plano pode ser falível?

Deusirene Moreira - 28/12/2018 05h00 | atualizado em 03/01/2019 09h43


“O coração do homem pode fazer muitos planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor” (Pv 16:1).

Você já pensou que todo plano pode ser falível? Existem variáveis que extrapolam um planejamento, ainda que as ações sejam muito bem pensadas. Algo pode sempre escapar e frustrar a realização de um projeto.

O homem é movido por seus sonhos, projetos e planos. Na realidade, são eles que nos movem e fazem a vida acontecer de maneira dinâmica. Dormimos e acordamos, e nesse movimento os acontecimentos se sucedem.

O provérbio de hoje nos alerta para o fato de que, mesmo quando planejamos, a realização de quaisquer projetos estão sob o domínio do Senhor. Desta forma, podemos ter planejado muito e realizado pouco ou ter tido um resultado abaixo das expectativas, pelo fato de nosso plano não estar sintonizado com a vontade de Deus. Pode ter sido difícil entender isso, mas certamente o resultado que Deus nos deu foi o melhor para nós.

Tiago também nos ensina sobre planejar, mas compreendendo sempre que tudo depende de Deus: “Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo’” (Tg 4:13-15).

Desta forma, pare agora e reflita acerca dos novos planos para o próximo ano, levando em consideração que, se eles não estiverem alinhados com vontade de Deus, podem não se realizar. Entregue tudo aos cuidados Daquele que cuida dos lírios e dos pássaros (Mt 6.26-30).

Ele sempre tem o plano melhor para nós.

Deusirene Moreira é pastora batista, atuando no pastoreio de famílias, juntamente com seu esposo, Pr. Gilmar, na PIB de Heliópolis – Belford Roxo (RJ). Atua como educadora, psicóloga clínica e terapeuta de família e casal, além de participar dos debates da Rádio 93 FM.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.