Leia também:
X Pastora Naiane Camara rebate comentários maldosos

Perigo na Família

Nancy Dusilek - 15/12/2018 05h00 | atualizado em 02/01/2019 16h06


Gênesis 37.1-11 – “Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente” (v.4).

Imagine a cena: uma família com vários irmãos e, um deles adolescente, chega para os demais e conta dois sonhos que eles entendem, ou interpretam, como uma possível previsão de que o garoto mandaria nos demais irmãos, inclusive nos pais.

Mal sabiam eles que isso aconteceria anos mais tarde quando toda a família seguiria para o Egito atrás de comida e, que José seria vendido pelos irmãos por inveja e ciúmes, e estes acabariam se curvando diante de seu próprio irmão, que se tornaria o grande governador. Esse acontecimento é fantástico, pois nos mostra que todas as famílias têm seus problemas. Não existe família perfeita, mas famílias bem estruturadas, o que não as isenta de dificuldades.

Tudo começou na família de Jacó, quando este manifestou preferência por José, o que causou dificuldades de relacionamentos entre todos. Pais que preferem filhos por várias razões, expõem toda a família a tensões nos relacionamentos. Observe que o filho mais difícil de se relacionar é aquele que mais se parece com você. É comum que rejeitemos os defeitos que encontramos em nós e façamos a transferência para o filho-alvo, fazendo com que os ataques e contra-ataques se façam presentes. Claro que isso acontece de forma inconsciente.

Pais saudáveis e compromissados com os valores da Palavra, tratam seus filhos como indivíduos. Mesmo que sejam dez, cada um é cada um. Um filho não substitui o outro. Não os criamos em série ou por atacado. Os valores morais e espirituais são inegociáveis, mas a forma e a estratégia usadas precisam levar em conta o jeito de ser de cada filho. Já pensou se Deus tivesse preferência por alguns de nós? Como seriam os outros? Imagine se Deus nos tratasse a todos igualmente, sem respeitar a nossa individualidade?

Como pais devemos estar atentos aos perigos que rondam nossa família para mantermos a paz e termos bons relacionamentos. Tudo começa com os pais e sua busca por sabedoria divina para “ensinar cada filho no caminho em que deve andar”. Repare que o texto de Provérbios 22.6 que diz “Ensina o menino (ou a criança)…” está no singular e significa que cada filho é respeitado e educado como um indivíduo.

Eles são únicos. Que Deus nos dê sabedoria e graça para ensinar a cada um deles.

ORAÇÃO
Senhor, quanta responsabilidade é educar um filho! Dá-me sabedoria a cada dia para guiar cada um deles nos Teus caminhos, e que eu seja exemplo em todos os sentidos. Ajuda-me, Senhor.

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.