Leia também:
X Em vídeo, cantora evangélica é flagrada batendo na sogra de 73 anos

Pare de maltratar seu coração!

Vladimir Castro - 22/01/2020 05h00


A Bíblia nos ensina: “Sobre tudo o que você deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas para a vida” (Provérbios 4:23).

Em outras palavras, ela quer dizer que aquilo que eu penso e sinto governam a minha vida! Então, quando preservo o meu coração, preservo minha saúde espiritual, a qualidade dos meus relacionamentos, e a robustez de minha fé!

Agora, por que expomos tanto nosso coração às circunstâncias dolorosas que o ferem e machucam? Penso que assim o fazemos porque preferimos sentir do que pensar, agir do que esperar, seguir nossos impulsos do que obedecer à vontade de Deus! Observe e veja se não é assim!

Agir por impulso faz-nos ter a sensação de controle e domínio, transmitindo-nos a ideia de que estamos no leme da vida! Uma realidade que é lançada por terra quando a primeira adversidade chega!

Ser governado pelos nossos sentimentos nos faz crer que a vida é uma sinfonia de circunstâncias prazerosas e harmônicas. Mas, quando algo dá muito errado e a vida “desafina”, ficamos sem saber como recuperar o tom!

Por fim, ser controlado pelos impulsos transforma a vida em uma grande aventura, dando a nós a falsa sensação de que, ainda que estejamos diante dos mais sérios riscos, sempre terminaremos bem! O problema é que, na maioria das vezes, o roteiro da vida não é escrito por nós e em sua absoluta maioria, os finais não são felizes! Por isso a exortação do sábio é: Guarda o teu coração!

Mas, guardar como?!

Guarde-o reconhecendo suas vulnerabilidades! Guarde-o respeitando seus limites, enfrentando sua dor. Guarde-o resolvendo suas crises! Coração não é lugar de morte, mas é lugar de vida! Não é lugar de amargura , mas de alegria. Não é lugar de guerra, mas é lugar de paz!

Sobretudo o que você deva guardar, proteja com todas as forças o seu coração!

Vladimir Pinheiro de Castro é pastor sênior da Igreja Batista Atos 2, na cidade de Maricá. Casado com Aninha Castro e pai de Bia, Luiza e Débora, é conferencista nas áreas de família, liderança cristã e mentoria de pastores. É formado pelo International Leadership Institute, pelo Instituto de Coach Cristão, e pelo MAPI/Sepal.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.