Leia também:
X Cantora Elaine Martins fala do evangelismo nos presídios

Para mudar as atitudes de alguém comece mudando as suas ações

Robson Rodovalho - 10/11/2019 08h00

Uma pessoa não consegue mudar se não tiver força interior. Muitas vezes você pensa que o seu cônjuge ou seu filho não muda porque não quer, porque gosta de te ver nervoso, mas isso não é verdade. Essa pessoa não muda porque ela não tem força interior para mudar. Enquanto isso você enche essa pessoa de críticas esperando que assim ela mude. Porém, crítica não faz as pessoas mudarem. Quanto mais você criticar e atacar uma pessoa, pior será o resultado. Para mudar as atitudes de alguém comece mudando as suas ações.

“Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai […] para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior”. Efésios 3:14-16

Quanto mais você criticar e atacar uma pessoa, pior será o resultado. Para mudar as atitudes de alguém comece mudando as suas ações. Paulo ora para que ele seja fortalecido no íntimo do seu ser, pois, quem tem força interior suporta as oscilações da vida. Na nossa vida emocional nós temos várias estações. Ninguém vive o tempo todo com a alegria do verão. Nós temos época em que tudo escurece e o inverno chega, mas também temos os frutos do outono e as ores da primavera. Todos nós passamos por várias estações e não temos como lutar contra isso. A diferença é que quem tem força interior não se abate diante das dores, nem das frustrações e perdas. Isso não significa que essa pessoa é imune a dor, ela sente a dor e sofre, mas acima disso, ela acredita na palavra de Mateus 5.4 “Bem-aventurado aqueles que choram porque serão consolados”. Então, ter força interior é ter a capacidade de não desistir da vida. Deus criou você com essa força interior, mas, por vezes, essa força tenha sido roubada, e por isso, você já tenha pensado até mesmo em desistir.

O amor de Deus é derramado em nossos corações e ele é expresso por meio de outras pessoas. Nós precisamos de um canal para sentir o amor de Deus. E esse amor que te dá força não é subjetivo. Isso precisa car claro na sua mente. O teu relacionamento com Deus é subjetivo, pois Deus é espírito. Você o sente, Ele preenche a sua vida, mas não é físico. Deus não te criou para você se relacionar apenas com Ele. Deus quer que você esteja cercado por pessoas, para que elas sejam o canal para você sentir o amor do Pai.

Deus planejou a sua família natural e espiritual para ser o lugar onde você recebe força interior, só que isso, muitas vezes, não acontece de maneira 100%. Então, se Deus te criou para ter força e capacidade interior e você não tem, significa que alguém ou alguma coisa roubou isso de você. Situações como ambientes negativos e perfeccionismo dos pais durante a infância tendem a minar e roubar a força interior das pessoas. Crescer num ambiente repleto de humilhação, comparação e abusos de todas as ordens, verbal, emocional e até sexual, é fator determinante para a perda da força interior do ser humano.

Quando você vive em ambientes negativos, onde você nunca recebe reforço positivo, onde há comparação excessiva com outros, você vai tendo suas forças minadas. O maior e melhor presente que os pais podem dar a seus lhos é uma boa autoestima. Deus criou o ser humano com uma estrutura emocional formidável, cabe a nós alimentá-la da melhor forma possível.

 

Robson Rodovalho é doutor em Física e Espiritualidade pela Universidade Cristã da Flórida, além de fundador, bispo e presidente mundial da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra e da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil.

Leia também1 Crescimento, transformação e acolhimento
2 Aceitação da missão
3 Ser discípulo é mais que seguir seu líder

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.