Leia também:
X Teólogo critica atual geração por falta de empatia

Os ensinamentos da vida 

Carlos Bregantim - 13/07/2020 05h00


Aos poucos a vida vai dando conta de tudo. Cabe a mim, cabe a cada um de nós, saber o que só depende de cada um, e agir. O que não podemos podemos é terceirizar o que cabe a cada um de nós, a alguém e a outros.

Felizes os que conseguem andar com suas próprias pernas o mais cedo possível, pois estes são muito úteis aos que estão tentando conseguir.

Andar com as próprias pernas não nos torna e nem deve nos tornar arrogantes ou autossuficientes. Antes, nos torna aptos para servir, escorar, encorajar, servir de ponte aos tantos que precisam se reconectar consigo mesmo e fazer novas conexões com o mundo e com a vida.

Estes dias, tenho servido à minha mãe, hoje uma viúva de 82 anos, portanto alvo do Evangelho que me ensina a cuidar de órfãos viúvas, estrangeiros, excluídos, invisíveis. Neste cuidado, observo o quanto é importante iniciar bem cedo o andar com nossas próprias pernas, fazer nossas próprias escolhas, tomar nossas próprias decisões.

Trabalho para deixar livres os que vivem perto de mim. Trabalho para que vivam sem rédeas, cabrestos, algemas, tornozeleiras, viseiras ou tapa olhos. Trabalho para que cheguem ao fim de suas vidas livres, responsáveis e prontos para partir. Afinal, só morre bem quem vive bem.

Carlos Bregantim é autor do livro Bora pra Vida – volumes I, II e III e mentor do Caminho da Graça em São Paulo.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.