O tempo ensina a quem quer aprender
Paulo Natalino Dian - 30/08/2020 08h00

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmos 90:12).
Eu celebro a passagem do tempo, porque o tempo é um excelente professor para a vida.
Com o tempo, por exemplo, a gente descobre amigos que não sabia que tinha. E descobre, também, não amigos que pensava ser amigos. Com o tempo a gente encontra pessoas em quem não sabia que podia confiar. E desencontra outras em que confiava.
Mas, o tempo nos ensina a ser otimistas, com o pé no chão. Assim, quando olhamos um copo com água até a metade, nós o consideramos meio cheio e não meio vazio. Porque, para quem tem ouvidos para ouvir e olhos para ver, o tempo ensina a supremacia do otimismo sobre o pessimismo, da coragem sobre a covardia, da honra sobre o deboche, da verdade sobre o engodo.
A passagem do tempo nos propicia momentos bons e momentos ruins, mas a experiência que se adquire nos leva a sobrevalorizar estes e a minimizar aqueles e, assim, a vida sempre nos acena com motivos de celebração.
Hoje eu tenho incontáveis motivos para celebrar a passagem do tempo. E você?
![]() |
Paulo Natalino Dian é advogado licenciado, assessor de órgão julgador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, pregador leigo, atuou por vários anos como professor dos professores na EBD da Primeira Igreja Batista em Heliópolis e, atualmente, é um dos mentores no movimento Caminho da Graça. |