Leia também:
X Além do perdão

O retrato da vida sem o perdão

Continuar, ainda que devagar, é melhor do que ficar estagnado sob o peso da mágoa

2018-03-01_o_retrato_da_vida_sem_o_perdao

O retrato de uma vida sem perdão / Foto: Reprodução

Marcelo Martins - 07/12/2020 08h00

Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.” Isaías 43:25

UM DOS MELHORES FILMES DE DRAMA que já assisti chama-se An Unfinished Life (no Brasil, Um Lugar para Recomeçar), estrelado por Roberto Redfort, Morgan Freeman e Jennifer Lopez. É uma história comovente sobre perdão e redenção pessoal. A personagem principal, Einer (Redfort), carregava sobre os ombros o peso imensurável pela perda precoce do único filho num acidente de carro. Ele culpava a si mesmo (e a nora) e, por isso, não conseguia superar e seguir em frente. Após alguns meses, tudo se foi, esposa, bens… Só permaneceu ao seu lado o amigo de 40 anos, Mitch (Freeman). Bem, não pretendo fazer deste devocional um spoiler. Se você puder, assista ao filme. Vai valer a pena.

Perdoar é uma das atitudes mais difíceis que precisamos fazer, principalmente quando o perdão não consegue resgatar o que perdemos. Se quem provocou a perda somos nós, fica ainda mais difícil perdoar… a si mesmo. Vivemos como se arrastássemos um longa e pesada corrente atrás. A vida perde a cor, o sentido. As amizades se esfarelam, a autoestima simplesmente evapora. Acordar a cada manhã torna-se um fardo insuportável. Esse é o mais puro retrato da vida sem o perdão.

Existe vida depois das perdas que sofremos. Se Deus “apaga as nossas transgressões e não se lembra mais dos nossos pecados”, então é possível recomeçar. Talvez, as coisas não voltem a ser como antes, mas continuar, ainda que devagar, é melhor do que ficar estagnado sob o peso da mágoa.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

Leia também1 Como perdoar faz você ser mais feliz e prolonga a sua vida
2 Perdão: Como afeta a saúde do corpo e faz viver mais
3 Perdoar é preciso!
4 Ele nos ensinou a perdoar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.