Leia também:
X Fala do papa sobre união gay foi tirada de contexto, diz Vaticano

O preço da escolha

Israel Belo - 03/11/2020 05h00

“Escolher é excluir”. (Henri Bergson)

Todas as decisões que tomamos geram consequências, umas de vida curta e outras capazes de sobreviver por gerações.

Não é fato que alguns de nós, por exemplo, somos cristãos pela influência legada pela escolha feita e pela fidelidade vivida por um dos nossos avós?

Decidir é verbo de força, não de fraqueza.

É fraco quem decide por causa da pressão recebida, pressão às vezes discreta, às vezes pública, às vezes esporádica, às vezes persistente, às vezes suave, às vezes violenta.

É fraco quem decide por causa do modismo, seja no vestuário que usa, no restaurante que frequenta, na palavra que profere, na ideologia que repete, no herói que celebra, no filme que vê.

É fraco quem decide por causa do benefício, real ou imaginário, que receberá e pelo qual adere a uma ideia, na expectativa do favor prometido, do voto carecido, do dinheiro oferecido.

Somos fortes quando decidimos depois de ponderar os prós e contras do nosso gesto, para que não colhamos amarguras amanhã.

Somos fortes quando contamos os resultados, doces ou doloridos, que advirão de nossas ações, o que demanda que consideremos a ciência, consultemos nossa consciência e convoquemos nossa experiência.

Somos fortes quando ouvimos opiniões e as conferimos com os mandamentos de Deus, que nunca desembocam em dissabores e remorsos.

Somos fortes quando ouvimos sugestões e agimos com a responsabilidade de quem ama a vida, a nossa, a de nossa família, a de nossos amigos e a de todos quantos pudermos defender.

Sejamos corajosos se, para bem decidirmos, precisarmos resistir.

“Escolhamos para nós o que é direito; conheçamos entre nós o que é bom”. (Jó 34.4)

Israel Belo é graduado em Teologia e em Comunicação, pós-graduado em História, mestre em Teologia e doutor em Filosofia.

Leia também1 Agradeça e permaneça
2 Vida boa, vida plena!
3 Fala, Deus!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.