Leia também:
X Cruzada em Castro, no Paraná, tem milagres e salvação

O poder das pequenas coisas

Vladimir Castro - 21/01/2020 05h00

O segredo de quem vence e celebra os louros da vitória está nas pequenas resoluções do dia a dia Foto: Pixabay

Uma pequena peça do encanamento do meu banheiro quebrou essa semana e gerou um transtorno e tanto! O dia a dia da casa foi afetado, a minha agenda pastoral foi cancelada, nossos compromissos tiveram de ser adiados e, por fim (ufa…!!), conseguimos resolver! Sinceramente, não imaginei que tão pequena peça pudesse causar tão grande transtorno, gerando tantos desdobramentos e envolvendo tantas pessoas!

Da mesma forma, assim como os transtornos foram muitos, solucioná-lo nos trouxe enorme alívio! Sentado e refletindo, depois de tudo ter passado, percebi o princípio por trás dos fatos: precisamos dar atenção às pequenas coisas!

O autor do livro de Hebreus pontua sobre a importância de se resolver os embaraços, aquilo que não é pecado, mas que nos leva a pecar! Ele diz: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” (Hebreus 12:1).

Nesses primeiros meses do ano, somos levados pelos alvos e anseios de conquistar algo maior. Conduzidos pelas metas e ansiosos por alcançá-las, construímos o dia a dia, focados, apenas, na lista das grandes coisas que desejamos realizar!

Olhando para o “macro”, perdemos a visão do “micro” e passamos por cima de tudo! Ignoramos os pequenos sinais e ficamos cegos para as evidências da vida que servem para nos proteger de topadas doídas e para nos preservar de tropeços desnecessários! Posso afirmar aqui que as pequenas coisas são o segredo daqueles que prevalecem, não obstante o tempo, às mudanças e às transformações da vida!

A diferença entre um campeão olímpico e todos os demais são frações de segundos, são minutos a mais de treino e dedicação, são pequenas renúncias diárias que, ao final, determinam quem vai estar no lugar mais alto do pódio!

O segredo de quem vence e celebra os louros da vitória está nas pequenas resoluções do dia a dia, nas pequenas decisões sobre permanecer, mesmo que ninguém o apoie, ou na renúncia, ainda que ninguém mais queira pagar o preço! As pequenas decisões são como sementes que, lançadas em solo fértil, tornam-se capazes de transformar aspirações em hábitos, impulsionando sua vida, tornando em realidade aquilo que até outro dia eram apenas sonhos antigos!

Faça uma lista dos pequenos embaraços que precisam ser resolvidos e superados por você! Resolva as pequenas coisas! Faça uma lista das prioridades e comece pela primeira! Ao final do dia, muito terá sido feito e você estará livre para viver o melhor de Deus para a sua vida!

Vladimir Pinheiro de Castro é pastor sênior da Igreja Batista Atos 2, na cidade de Maricá. Casado com Aninha Castro e pai de Bia, Luiza e Débora, é conferencista nas áreas de família, liderança cristã e mentoria de pastores. É formado pelo International Leadership Institute, pelo Instituto de Coach Cristão, e pelo MAPI/Sepal.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.