Leia também:
X Bruna Karla é notícia no Spotify

O poder da influência

Rute 1:16 “Porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”.

O poder da influência

O poder da influência

Marcelo Martins - 20/07/2017 05h00

O poder da influência

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. Rute 1:16

A influência é uma característica essencial nas relações humanas. Às vezes, sem perceber, as pessoas “exercem interferência sobre o modo de agir ou de pensar de outras pessoas” ou servem de modelo, como descrevem os dicionários. Alguns influenciam para o bem; outros, para o mal. Mas todos nós, ou influenciamos, ou somos influenciados, desde o primeiro dia de vida.

Durante este dia, você será influenciado por várias pessoas, bem como influenciará outras tantas. E não dá para evitar, pois a influência permeia toda interpessoalidade em infinitos aspectos. Lembra-se do ditado “diga-me com quem andas e te direi quem és”? É uma máxima que retrata muito bem o poder da influência, porque a pessoa com quem andamos persuade a nossa maneira de enxergar a vida, podendo provocar em nós reações até inesperadas. Você já percebeu como algumas pessoas fazem coisas quando estão em grupo que jamais fariam se estivessem sozinhas?!

Eu ousaria dizer que as influências “movem” o mundo.

Noemi, uma das personagens principais do livro bíblico de Rute, foi uma mulher cuja influência inspirava a todos. A Bíblia relata que ela e sua família tiveram que enfrentar um momento de grande escassez em Israel; havia fome na terra (Rt 1:1). Por isso, precisaram abandonar sua casa e buscar alimentos em um lugar chamado Moabe.

Durante essa jornada, infelizmente “morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha com seus dois filhos”, Malom e Quiliom (Rt 1:3). Eles acabaram se casando com duas mulheres moabitas, Orfa e Rute. Depois de terem morado em Moabe por quase dez anos, seus dois filhos também morreram. Após tantas perdas, só restava a Noemi retornar para sua terra natal.

Enquanto se preparava para a viagem de volta a Judá, Noemi aconselhou suas noras a voltar para seus familiares. Noemi foi bem incisiva: “Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?” (Rt 1:11).

Orfa ouviu o conselho da sogra, mas Rute não, ainda que Noemi insistisse. Foi nesse cenário de despedida e lágrimas que Rute fez uma das declarações de amor mais comoventes da Bíblia: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”.

O que levou a jovem Rute a escolher ficar ao lado da sogra, Noemi, em vez de voltar para sua família? Noemi não tinha nada a lhe oferecer! Simplesmente nada! O que cativou Rute?

O poder da influência. Não uma influência que domina e manipula, mas uma influência que atrai pelo amor. Para Rute, ter nada ao lado de Noemi valia mais do que ter tudo perto de outras pessoas. E sabe o que é mais impressionante nessa história? Mesmo tendo sido criada sob a tutela de outras religiões, Rute queria servir ao Deus que Noemi servia. A presença de Deus na vida de Noemi era paupável; e Rute não perderia isso por nada.

O que podemos aprender?

Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo”. Mateus 5:13,14 (NVI)

Deus quer ser conhecido neste mundo através de você e eu! Ele poderia se revelar a todas as pessoas num piscar de olhos, mas em Sua soberania o Senhor determinou que nós fôssemos o sal desta terra, a luz deste mundo. Então, onde estivermos, precisamos ser diferentes e fazer a diferença. Aonde formos, precisamos ser fonte de luz para aqueles que vivem nas trevas do pecado.

Se ainda não nos posicionamos como influenciadores do Reino, sendo sal e luz; se as pessoas ainda não conseguem ver Deus em nossa vida; se nossas atitudes ainda são reprováveis; é porque a influência deste mundo já está batendo à porta.

Vamos conversar com Deus?

Senhor Deus, estamos neste mundo por um propósito muito especial: influenciar vidas para que elas busquem a tua presença, sejam salvas por Jesus Cristo, teu filho, e transformadas pelo teu Espírito Santo. Nossos sonhos, desejos, necessidades não se comparam ao teu plano de salvação. Pai, ensina-nos a sermos servos do teu reino, e não dos nossos prazeres. Desperta-nos para tua obra… a seara está pronta para a colheita. Assim oramos, em nome de Jesus Cristo. Amém”.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.