Leia também:
X Pastor lança ebook voltado para o relacionamento familiar

O justo vive da fé, e a fé exige uma boa imagem do seu Deus

O justo vive da fé, e a fé exige uma boa imagem do seu Deus

O justo vive da fé, e a fé exige uma boa imagem do seu Deus / Foto: Pixabay

Robson Rodovalho - 09/10/2020 05h00

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” Romanos 1:17

F

é exige imagem. Não uma imagem física, mas a imagem na mente. Para você ter fé em alguma coisa, você tem que ter uma imagem positiva, uma identidade propícia. Por exemplo, se você precisa falar com seu chefe, e já tem na sua cabeça uma imagem dele como uma pessoa bruta, grosseira, sem educação, você não tem fé para se aproximar dele e conversar sobre alguns assuntos; vai ficar com um pé atrás. Então, a imagem que você tem dele constrói ou não a fé que você tem nele. Isso vale para os pais, superiores na empresa em que você trabalha, marido, esposa, enfim, todos os relacionamentos.

A fé que temos é conforme a imagem que a gente tem de uma pessoa. E o judeu construiu uma imagem de um Deus exigente, punitivo, como a lei de Moisés: “olho por olho, dente por dente”. A lei é exigente, a graça não.

O justo vive da fé. Não é do seu esforço, de tentar cumprir regras. O justo não vive da lei. O justo vive da fé; e a fé exige uma boa imagem do seu Deus. O justo não vive pela lei, vive por compreender que é possível ter uma imagem boa de um Deus que responde às nossas queixas, de um Deus que escreve, que fala de tal maneira que a gente possa entender, para mim, para meus filhos, para a minha família. Até quem passa correndo vai entender o que Deus fala para nós.

Quando Deus explica, as coisas ficam fáceis, todos nós entendemos. A imagem que você tem de Deus traduz as respostas que Ele dá às suas perguntas.

Todo mundo usa um tipo de óculos para ler a existência humana, a nossa própria existência. Você vê a existência sob os óculos do pessimismo ou do otimismo? Da depressão e da angústia, ou de forma positiva? Você é uma pessoa pra cima ou é uma pessoa derrotista, que fica pensando que tudo vai dar errado, tudo está ácido, ruim, que tudo vai acabar?

Nós usamos os óculos da fé. O que as pessoas enxergam para o ruim, nós enxergamos para o bem. O que as pessoas enxergam para problemas, nós enxergamos para crescimento. O que as pessoas enxergam para a dificuldade, para nós é um momento, uma situação, uma oportunidade para exercitarmos nossos músculos espirituais.

Qual tipo de óculos você usa para olhar e compreender sua existência?

Robson Rodovalho é doutor em Física e Espiritualidade pela Universidade Cristã da Flórida, além de fundador, bispo e presidente mundial da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra e da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.