Leia também:
X Papa Francisco cumprimenta fiéis sem máscara, no Vaticano

Nosso tempo é precioso

Nosso tempo é precioso

Nosso tempo é precioso / Foto: Reprodução

Robson Rodovalho - 08/10/2020 05h00

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

N

osso tempo realmente é algo precioso! E é preciso saber administrá-lo muito bem, para que tudo seja feito da melhor maneira possível. Tempo de qualidade significa um tempo apropriado, separado, onde o foco principal é o objetivo estabelecido.

Está sem tempo para ficar com seu filho? Com seu marido? Administre isto. Organize a sua agenda, se possível até desligue seu celular. Se for um tempo de qualidade em relação ao casamento, significa que você vai conseguir alguém para ficar com as crianças e aproveitar, a sós, aquele momento com seu cônjuge.

Quando a gente define que quer ter um tempo de qualidade, seja com nós mesmos, com a família ou os amigos, é preciso organização. É muito ruim que qualquer atividade seja interrompida. Isso quebra a harmonia – e muitas vezes o diálogo. Isso rompe a atmosfera que está sendo criada e, o pior, mostra que você não tem aquilo como prioridade.

Ter tempo de qualidade significa desfrutar, da melhor maneira possível, aquele momento. Só que, para conseguir isso, é preciso se organizar, construir uma agenda, abrir espaço para que aquilo se realize com excelência, sem interrupções. Trabalhe a favor do seu tempo. Coloque cada atividade na sua devida posição.

Precisamos entender, também, que os nossos objetivos não se alcançam, somente, com tempo disponível. Você precisa ter clareza de prioridades para, quando necessário, criar espaços que parecem não existir. Organizar a agenda é o primeiro passo. Você precisa pensar nos acessórios. Vai jantar com o marido? Reserve antes, pense no que vocês gostam de comer. Faça com que aquele momento seja prazeroso e único. Assim também com os amigos, filhos e, importantíssimo, com você mesmo!

Não basta ter tempo, temos que saber como utilizá-lo. Se não aproveitarmos nosso tempo, se deixarmos o tempo passar exclusivamente no ócio, teremos uma rotina enfadonha, chata, exatamente pela falta de planejamento.

As pessoas costumam me perguntar: “Bispo, como o Senhor consegue fazer tanta coisa?”. Muito simples: organização. Eu trabalho com agenda, e a minha é feita anualmente, com meus alvos, minhas metas. Depois, eu a organizo semestralmente. Depois para cada mês, semana e dias. Surge algo durante a semana? Agenda! Anoto tudo, encaixo direitinho. Eu tenho uma disciplina muito forte em relação à agenda, por isso consigo fazer muitas coisas. Não permito que interrupções quebrem os meus planos, a não ser que sejam graves e tenham um peso expressivo, que se tornem prioridades.

Gerenciamento faz a gente controlar a agenda, trabalhar com os imprevistos. Não faça o urgente, faça o prioritário!

Robson Rodovalho é doutor em Física e Espiritualidade pela Universidade Cristã da Flórida, além de fundador, bispo e presidente mundial da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra e da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.