No solavanco da carroça
Marcos Góes - 16/01/2021 08h00
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. (Mateus 6:34)
Matrícula do filho no colégio, aluguel, trabalho, impostos, faxina da casa etc… Se formos enumerar quantas coisas temos para fazer no dia a dia, ficaremos “loucos” só de pensar. Quem é pai ou mãe, “chefe de família” ou “dona de casa” sabe bem do que estou falando; são preocupações, afazeres e soluções que devemos administrar, e quase sempre achamos que esquecemos de alguma coisa.
Havia um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras
A vida é agitada. Tentamos a todo o momento dar um jeito, acomodar as coisas da melhor maneira. E, quando vemos, o dia passou, o mês, o ano, e fica aquela sensação de dever não cumprido e, por vezes, perdemos o foco da direção de onde queremos chegar.
Havia um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então, ele parava, descia e as arrumava novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco, e tudo ficava desarrumado de novo. Ele começou a ficar desanimado e pensou: “Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!”
Enquanto ele estava assim, pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras, e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás. As abóboras que estavam desarrumadas, reorganizavam-se sozinhas no próximo solavanco.
Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.
Na justiça de Deus é que nos firmamos e achamos as respostas
Jesus disse que tudo vai se acertar, o que necessitamos será acrescentado, e o que precisamos para o nosso melhor bem viver nos será dado; isto se buscarmos primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça (Mateus 6:33).
No Senhor é que a nossa vida é abastecida e se completa. Na justiça de Deus é que nos firmamos e achamos as respostas. Não adianta arrumar tudo, se a bondosa mão do Senhor não estiver sobre nós, se o nosso foco não for nele, para viver na dependência dele.
Então, vamos caminhar, firmar nossos olhos na direção que a Palavra de Deus determina, seguindo Seus mandamentos e vivendo desta e nesta Palavra! Só assim teremos um ano novo de esperança e certeza, sabendo que, mesmo que tudo “esteja balançando”, chegaremos inteiros, plenos e na convicção de nossa missão cumprida.
![]() |
Marcos Góes é pastor e músico. |
Leia também1 O que o horóscopo, videntes e cartomantes não sabem
2 A consciência de orar sem receber
3 Um milagre, por favor!
4 Amanhã pode ser diferente