Leia também:
X Delino Marçal canta em “culto drive-in” e emociona fiéis

Não tem nada escrito nas estrelas

Israel Belo - 19/04/2020 08h00 | atualizado em 19/04/2020 08h01

O destino não vem do exterior para o homem; ele emerge do próprio homem”. (Rainer Marie Rilke)

Faz parte da nossa condição desejar conhecer o futuro.
Se estamos bem hoje, queremos saber como estaremos amanhã.
Se perigos nos ameaçam, queremos saber quando nos deixarão.
A nossa sensação de insegurança nos tenta à prática da adivinhação. Há quem ganhe dinheiro prometendo desvendar aos desesperados ou aos avarentos o que lhes vai acontecer. Há quem gaste dinheiro na ilusão de saber o que lhe sobrevirá.
Não temos como conhecer o futuro, mas nos cabe desejar que seja bom, imaginar como será a nossa vida, planejar para que seja ótimo o nosso amanhã, cuidar hoje de nossa saúde para que os próximos dias nos encontrem bem, poupar recursos para que os tenhamos quando deles precisarmos.
Se gostamos de prever o futuro, leiamos que Deus nos proíbe de fazer qualquer tentativa neste sentido (Deuteronômio 18.10-13) simplesmente porque Ele sabe que o futuro ainda não existe, logo não está escrito nem na terra nem no céu, nem no mar nem nas estrelas. O futuro não é um destino prefixado, mas um livro com páginas em branco que ainda vamos preencher com letras de guerra ou de paz, com palavras de crueldade ou solidariedade.
Por isto, o melhor que fazemos, se o muro tende a cair, é reforçá-lo logo. Se nossos dentes podem cariar, vamos escová-los bem. Se o nosso dinheiro pode acabar, não o torremos todo agora. Se o chão está escorregadio, andemos com cuidado. Se queremos alimento à mesa, vamos plantar sua semente.
Tudo o que precisamos saber para vivermos bem está na Palavra de Deus, que nos aconselha, acalma e acompanha.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o SENHOR. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança”. (Jeremias 29.11)

 

Israel Belo é pastor da Igreja Batista Itacuruçá, na Tijuca, Rio de Janeiro, graduado em Teologia e Comunicação, pós-graduado em História, mestre em Teologia e doutor em Filosofia.

 

Leia também1 Natal: Uma história extraordinária - 2
2 Natal: Uma história extraordinária - 1
3 Viver com excelência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.