Não deixe para amanhã
“Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim?” Mateus 18:21, 22
Marcelo Martins - 20/12/2017 05h00 | atualizado em 20/12/2017 05h01
“Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim?” Mateus 18:21, 22
Assim que entrei na UTI, a enfermeira apontou para um leito no canto da sala. Foram os passos mais difíceis da minha vida; minhas pernas pareciam arrastar correntes muito pesadas.
Aproximei-me e toquei na armação fria da cama de ferro. Olhei para o rosto do meu pai. Ele havia sofrido um AVC, e estava em coma.
Naquele breve instante, um filme passou pela minha cabeça. Antes, eu sentia muita raiva do meu pai porque ele havia me deixado. No entanto, eu sempre ouvia a voz do Espírito em meu coração: “Perdoar é também buscar a pessoa que comeu o erro”. Ainda assim, eu me mantinha irredutível: “Foi ele quem me deixou. Então, ele que me procure!”.
Agora estávamos ali, meu pai e eu, juntos depois de tantos anos. Àquela altura, meu coração já estava completamente quebrado. Acariciei a perna de papai sobre a colcha branca e pensei: “Pai, estou pronto para recomeçar. Assim que o senhor deixar este hospital, sairemos juntos para recuperar todo o tempo perdido. Seremos pai e filho mais uma vez”.
Depois, senti a mão da enfermeira sobre meu ombro esquerdo me avisando que a visita havia terminado. Tentei disfarçar as lágrimas e sai.
Assim que cheguei em casa, recebi uma ligação… meu pai não resistiu. Não tive tempo de dizer: “Pai, eu te perdoo e te amo”. Nunca mais poderei dizer qualquer palavra ao meu pai. Só na eternidade.
Talvez, a minha dolorosa experiência possa abrir seus olhos. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje; não deixe para amar só amanhã. Ame hoje! Ame agora! Perdoe sempre.
Ame seus pais como eles são. Não existem pais perfeitos. Ame sua família, ame seus amigos.
A pior coisa da vida é querer amar alguém que não está mais ao nosso lado.
Às vezes, só entendemos o valor do que temos quando perdemos. Mas não precisa ser assim com você…
Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer. Provérbios 23:22
Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. |