Leia também:
X Cuidado com os atalhos em sua vida espiritual

Não ande enquanto a nuvem não se mexer

Ainda há cristãos que insistem em percorrer seu próprio caminho

2018-02-18_nao_ande_enquanto_a_nuvem_nao_se_mexer

Não ande enquanto a nuvem não se mexer / Foto: Divulgação

Marcelo Martins - 18/02/2018 05h00

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

NUMA MANHÃ DE SÁBADO, minha esposa e eu decidimos mudar a cor da casa, e saímos para comprar tinta. Como a loja ficava perto, resolvemos ir a pé. Durante o caminho, começamos a discutir sobre o trajeto ideal. “Eu acho que é melhor ir por aqui.” “Não, não. É melhor por ali.” Parecíamos duas crianças disputando um brinquedo novo…

Brincadeiras à parte, aquela “discussão” me fez pensar em quanto precisamos de direção segura para nossa vida. Viver sem a direção do Espírito Santo é como tentar achar a saída de um labirinto… mas com os olhos vendados! O Espírito Santo — que habita dentro de nós — foi enviado por Deus para nos ensinar todas as coisas sobre o Reino de Deus, bem como nos lembrar dos ensinamentos de Cristo. Esta é a missão do Espírito: dirigir nossa vida em segurança até o dia em que Cristo voltará para resgatar a Igreja.

Acontece que, muitas vezes, o Espírito quer nos conduzir para a esquerda, mas insistimos em ir para a direita. Andamos desesperados de um lado para o outro enquanto o Espírito quer que aquietemos o coração. Por incrível que pareça, desejamos ter Deus ao nosso lado, porém sem que Ele nos mostre o caminho. Ou então, mostramos um caminho para Deus e queremos que Ele o aplaine.

No deserto, em direção à Terra Prometida, o povo de Israel só levantava acampamento quando a “coluna de nuvem” se movimentava. Enquanto a nuvem pairava no céu, Israel permanecia naquela região. Esse é um exemplo clássico de “direção do Espírito”. No entanto, ainda há cristãos que insistem em percorrer seu próprio caminho, fazendo escolhas de acordo com sua própria vontade.

Depois que as consequências baterem à porta (e elas sempre batem), não adianta correr para Deus.

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana. Salmos 143:10


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.