Leia também:
X Pastor processa governador que proibiu cultos na igreja

Moderação no falar

A sabedoria diz que é melhor se calar que entrar em confusão

Votos e cumprimentos

Votos e cumprimentos /Foto: Pixabay

Léa Mendonça - 18/08/2020 05h00

No muito falar há muitos erros, mas na moderação dos lábios há prudência. ” Provérbios 10:19

É preciso se calar, mas nem sempre conseguimos conter a língua. Diversos versículos na bíblia nos trazem esta orientação. Às vezes, percebo que se eu tivesse ficado calada, o problema seria cem vezes menor ou nem existiria. Mas essa mania de querer dar o ponto de vista, dar a opinião, dar o conselho acabam nos colocando em certas enrascadas, porque nem todo mundo está interessado no nosso ponto de vista, na nossa opinião, nem todos estão interessados nos nossos conselhos.

Há quem diga que “quem cala consente”. Nem sempre. A sabedoria diz que é melhor se calar que entrar em confusão. Salomão, em Provérbios 17:28 diz que “até o tolo quando se cala é considerado sábio”.

Se calar e falar somente no momento oportuno, é coisa de quem tem domínio próprio. É o tipo da coisa que ninguém pode fazer por nós.

Sempre que você desejar falar algo, faça-se as seguintes perguntas: Que complicação ou benefício, isso que vou falar pode provocar para os outros e para mim? Só, então abra a boca, do contrário mantenha-a bem fechada.

Falar menos nos ajuda a ouvir mais; ouvir mais, nos ajuda a errar menos; e errar menos nos ajuda a nos mantermos longe de confusão. Já tem confusão demais na terra, em nossas casas, em nossas igrejas, em nosso trabalho. Então, que a gente seja uma confusão a menos.

Já percebeu como é agradável estar na companhia de gente comedida, controlada, que fala na hora certa, que ouve os outros, que não atropela o raciocínio do outro, que sabe dialogar, que não rouba a cena do outro, que fala em tom moderado, sem cutucar, que olha nos olhos quando fala, que cuida para não ferir com sua sinceridade? Falar tudo o que pensa não é sinceridade, não, é falta de domínio próprio, é falta de educação.

Enfim, podemos ser pessoas melhores, só depende de nós.

Léa Mendonça é pastora da Igreja Batista Nova Jerusalém, no Rio de Janeiro; cantora e escritora.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.