Leia também:
X Pr. Ricardo Guimarães lança livro que fala de fé

Mandamento VI — “Não matarás”

Existem “outras mortes” que são tão destrutivas quanto a morte física

2018-04-05_os_dez_mandamentos

Os Dez Mandamentos / Foto: Divulgação

Marcelo Martins - 10/04/2018 05h00

— Sexto Mandamento —

Não matarás.” Êxodo 20:13

O SEXTO MANDAMENTO é claro como cristal; nós não podemos matar ninguém, pois o “Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela” (1 Samuel 2:6). Se o fôlego de vida vem de Deus, então somente Ele tem o direito de impedir que a vida continue.

No entanto, existem “outras mortes” que são tão destrutivas quanto a morte física; e não nos damos conta disso. Quando obrigamos nossos filhos a seguirem nossos passos, mesmo a contragosto, corremos o risco de “matar” os sonhos deles. Poderão se tornar adultos frustrados e sem perspectiva. Quando criticamos os outros em demasia, sem razão que justifique, podemos “matar” a autoestima deles. Quando exigimos que as pessoas façam exatamente o que queremos, sem dar margem à criatividade e liberdade, estamos “matando” o talento delas.

Como você pode ver, quebrar o Sexto Mandamento não é apenas uma questão de tirar a vida, mas também de impedir que o outro faça suas próprias escolhas, que siga seu próprio caminho, que tenha sua própria visão de mundo… que viva! E as palavras são as armas mais destrutivas que existem. Com apenas uma palavra podemos acabar com a vida de alguém.

Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz. Salmos 36:9


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.