Leia também:
X Pai ora por 20 anos para que filho retornasse à igreja

Lugar de descanso

Para onde você vai quando precisa se aquecer, se proteger e descansar?

Lugar de descanso

Lugar de descanso Foto: Pixabay

Rose Guglielminetti - 15/02/2020 05h00

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmos 46:1

Quando chega um frio que não estamos acostumados, temos de tirar os casacos e os cobertores dos armários para nos agasalharmos. Eu não sei você, mas mesmo protegida eu tenho a sensação de que permaneço congelada. Com isso, continuamos procurando proteção do frio intenso.

Queremos ficar dentro de casa. Se somos obrigados a sair, logo procuramos uma parede ou algo que possa nos proteger do vento, enfim, buscamos um pouco de conforto. É claro que, da mesma forma que sabemos onde buscar os meios para nos proteger do clima gelado, também sabemos que podemos nos achegar ao Senhor para que Ele seja a nossa proteção quando estamos tristes, sozinhos, desanimados e sem esperança. Sabemos que Ele pode ser o nosso socorro. O nosso cobertor, neste caso, é a oração.

Quando estamos desamparados devemos falar com o Senhor Jesus. Ao abrir o nosso coração para Ele, o Espírito Santo nos traz conforto e paz. No Salmo 33, no versículo 20, está escrito que “Nossa esperança está no Senhor, ele é o nosso auxílio e proteção”. Já o Salmo 16, no versículo 1, traz um pedido: “Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio”.

Isso significa que confiança é a chave do nosso relacionamento com Deus, pois quando confiamos em alguém não nos preocupamos. Quando falo de confiança, gosto da figura dos bebês. Eles não andam e não falam, mas sabem que serão cuidados. E confiam nos seus pais.

Imagine a cena de um bebê sendo jogado para cima. Ele ri nem imaginando o perigo. Ele aproveita porque sabe que o seu pai ou o adulto que está brincando com ele irá protegê-lo. Se o homem que é tão imperfeito consegue cuidar de alguém, imagine o nosso Deus que nos ama. No meio do vale e do deserto não nos falta proteção.

O passo seguinte da reflexão de hoje é falar sobre descanso. Quando confiamos, descansamos. Quero deixar claro para você que temos muitas dificuldades em confiar e também em descansar. Se eu confio, descanso. Se eu não confio, fico apreensivo e ansioso.

Em qual das alternativas você se encaixa? Se for na segunda precisa repensar a sua fé. Você precisa aprender a viver dependente de Deus. Ele nos chamou para uma jornada em que Ele cuida de nós. E já que estamos falando de frio, quando estamos deitados, debaixo dos cobertores não queremos deixar o quentinho daquele aconchego. Descansar no Senhor é mais ou menos isso: é permanecer em um lugar de conforto e de paz.

Recebi uma mensagem que diz : “Descanso não é uma emoção que sentimos durante um culto ou quando estamos na igreja. É o repouso de um coração profundamente assentado em Deus”.

Quando um tijolo é assentado em uma parede significa que ele está colado por uma massa feita de cimento. Resistente. Estar assentado em Deus significa que estamos unidos a Ele independentemente da situação e, portanto, descansamos nele. Confiamos nele. O que estou querendo dizer é que é diferente de você dizer: confio no Senhor, mas permanecer com o seu coração ansioso e angustiado. Você deve orar e pedir para o Espírito Santo lhe ajudar a vencer o medo, a angústia e a falta de fé. Os ventos podem estar fortes, mas você irá permanecer em paz porque sabe que na tempestade há dois caminhos: destruição ou salvação.

Decida confiar que o Senhor irá salvá-lo dos ventos bravos assim como fez com o apóstolo Paulo. O navio se partiu, mas ele chegou à margem – mesmo que segurando em tábuas. Há sempre um escape. Se hoje você precisa de proteção e descanso quero fazer o convite que o Senhor deixou nas Escrituras: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

Proteja-se e descanse no Senhor.

Rose Guglielminetti é jornalista, editora do Metro Jornal, pastora do Ministério Nazareno em Campinas (SP) e comentarista política na Band.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.