Leia também:
X Multidão canta Não Pare de Midian Lima em shopping

Lições da tempestade

Vladimir Castro - 20/01/2020 05h00

Tempestades passam, mas nós prosseguimos Foto: Pixabay

Dias atrás, as chuvas que alcançaram nossa nação chegaram com muita força e sofremos danos por todos os lados da cidade! Uma verdadeira tempestade de Verão! Olhando para os fenômenos da natureza que alcançam a África, especialmente Moçambique, percebemos o poder devastador de uma tempestade e seus rastros. Elas vêm, chegam com sua força assustadora, alcançam a todos e deixou suas lições.

Quero compartilhar com vocês algumas delas:

  1. Tempestades são inevitáveis – É incrível e verdadeiro. Não podemos evitá-las. As tempestades são parte da vida e não existe vida sem tempestades. Elas se constituem parte do ciclo de nossa existência, mas se não podemos impedi-las, podemos nos preparar para sua chegada. Elas virão, mas encontrarão em nós aqueles que saberão enfrentá-las com firmeza, preparo e segurança.
  2. Tempestades são passageiras – A segunda lição é que as tempestades, na mesma velocidade que chegam, se vão. Suas formações nebulosas, num piscar de olhos se aproximam trazendo consigo sua impetuosidade celestial. Os céus ficam negros e parecem anunciar o fim! Ela veio, ela chegou, mas ela se vai. Não importa o tempo que duram, da mesma forma que chegam, elas se vão e quando elas passam, percebemos que a vida é maior do que as tempestades, assim como dias de sol são mais comuns do que dias nublados e chuvosos. Se a sua vida está assim, semelhante a uma tempestade, é bem provável que, se ainda não passou, este temporal está perto do fim. Portanto, permaneça de pé. Finque a estaca da perseverança. Sua pior tempestade já está passando!
  3. Tempestades deixam rastros significativos – O balé dos céus revela que o cenário é cada vez mais ameaçador. O encontro estrondoso das nuvens declara que o estrago pode ser grande. O uivar dos ventos deixa a alma arrepiada. A chuva torrencial cai e a alegria das ruas se cala, esperando a forte chuva passar. Quando ela se vai, olhamos o cenário ao redor e o que vemos é devastador: árvores ao chão; galhos que aninhavam pássaros, agora são obstáculos nas vias; telhas que protegiam e guardavam, parecem esculturas da dor, deformadas e espalhadas, deixando a todos perplexos. Os rastros de uma tempestade são sempre marcantes e agressivos, mas em sua maioria não são permanentes! Suas avarias, por pior que sejam, não resistirão a um coração obstinado a reconstruir e recomeçar. Por pior que sejam os estragos, eles não podem impedir o homem de se reerguer e dizer a si mesmo: “de minhas perdas, nasce a minha esperança!”. Os rastros são inevitáveis, mas são, também, o ingrediente dos novos e surpreendentes recomeços!
  4. Tempestades revelam a aliança – Quando tudo passa, recobramos a coragem de olhar para os céus. E o que vemos é mais que uma pintura, mais que uma obra de arte celestial, é o retrato de uma aliança! Nem sempre é possível enxergá-lo, mas ele sempre vai estar lá. Em algum ponto, de algum lugar, alguém sempre contemplará o arco-íris, obra prima de Deus, fazendo dos céus mais que um quadro vivo, uma declaração de amor do Pai, como se dissesse: “Eu ainda estou aqui! Eu tenho uma aliança com você!”. O Arco íris é a assinatura de Deus nos céus, deixando claro a todos que, por pior que tenha sido a tempestade, ela já vai passar!

Tempestades passam, mas nós prosseguimos! Por pior que tenham sido os estragos, nós podemos recomeçar e reconstruir! Por mais assustadora que ela tenha sido, o Pai estava lá, deixando claro, nos céus, que a palavra final é Dele!

Não importa se você está no olho do furacão, em meio a pior das tempestades. Deus sempre tem lições preciosas a nos ensinar!

Vladimir Pinheiro de Castro é pastor sênior da Igreja Batista Atos 2, na cidade de Maricá. Casado com Aninha Castro e pai de Bia, Luiza e Débora, é conferencista nas áreas de família, liderança cristã e mentoria de pastores. É formado pelo International Leadership Institute, pelo Instituto de Coach Cristão, e pelo MAPI/Sepal.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.