Leia também:
X Emoção marca participação de Ludmila Ferber no Raul Gil

Leite e mel

Israel Belo - 20/10/2019 08h00

“Um radical é um homem com os pés firmemente plantados no ar“. (Franklin Roosevelt)

Épico é o momento ou o movimento que leva uma pessoa, uma igreja, uma cidade, um povo a sair da opressão para a liberdade.
Além do preço a ser pago, com toda a renúncia, todo o suor e muito sangue, a travessia exigirá que o ideal se mantenha no topo da mente do indivíduo em marcha ou no alto da consciência da comunidade em ação.
Mudanças dessa natureza precisam acontecer, talvez na história que você está escrevendo, para que não passe de repetição que mantém você no mesmo lugar, ano após ano.
Olhe para Moisés, o persistente visionário do século 15 antes de Cristo, que nunca abandonou seu ideal, o persistente estrategista que não construiu pirâmides, mas deixou um legado de corajosa sabedoria que também atravessa o tempo.
Perto de terminar uma tarefa, Moisés se lembrava que havia um árvore (uma sarça) que queimava, mas não se consumia: havia mais para ele pensar e realizar. Esta sarça era Deus o chamando para ir além.
Ao realizar uma etapa, estava claro que ele seguia a caminho de uma terra onde seu povo beberia leite e mel. Com este ideal pulsando na sua mente, escreveu magnificamente uma trajetória pessoal e cunhou a saga de sua gente.
Quando o desânimo batia, era inspirado pela imagem da terra onde havia leite e mel.
Quando a adversidade crescia, era conduzido por montanhas e vales, rios e mares pelo sonho de chegar à terra em que corriam leite e mel.
Quando uma proposta surgia, diferente da inicial, cantava pela manhã e meditava à noite sobre o definitivo objetivo de habitar na terra de leite e mel.
Onde está a sua terra onde manam leite e mel?

“Vocês vão para uma terra que mana leite e mel”. (Êxodo 33.3a)

Israel Belo é pastor da Igreja Batista Itacuruçá, na Tijuca, Rio de Janeiro, graduado em Teologia e Comunicação, pós-graduado em História, mestre em Teologia e doutor em Filosofia.

 

Leia também1 Vivam as regras
2 Do jeito do outro
3 Um outro foco

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.