Leia também:
X Pr. Davi Goes: “Por três vezes tentei suicídio, estava no auge da depressão”

Lagartas processionárias

Lagartas processionárias

Lagartas processionárias

Iury Rangel - 20/11/2019 05h00

“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” Salmos 1:1

Lagartas processionárias são uma curiosa espécie assim denominada devido ao hábito de caminharem enfileiradas em busca de alimento, praticamente grudadas umas às outras, formando uma verdadeira procissão. Somente a primeira lagarta da fila enxerga o caminho, enquanto as demais vêm atrás seguindo-a fielmente.

Conta-se que certo naturalista francês, Jean-Henri Fabre, realizou um teste. Ele conduziu a primeira lagarta da fila até a última, que sem saber que era de sua própria fila, passou a segui-la, formando um círculo. Fabre esperava que nalgum momento as lagartas perceberiam que estavam num círculo que não as levaria a lugar algum e desfariam a fila. Ele chegou a colocar alimentos ao lado do caminho delas para, quem sabe, chamar a atenção de alguma processionária. Não deu certo! Após alguns dias caminhando em círculo, as lagartas morreram de fome.

Algumas pessoas sentem-se seguras no caminho que estão trilhando pelo simples fato de estarem fazendo o que todo mundo faz. Pensam como a maioria, vestem-se como os mais populares, aderem aos padrões midiáticos, abraçam ideologias contemporâneas, enfim “seguem o fluxo”. Acreditam que à sua frente há líderes, artistas, políticos, filósofos, gurus que sabem para onde estão indo. Todavia, tal como as lagartas processionárias do experimento de Jean-Henri Fabre, estão caminhando num círculo vicioso e mortal.

Hei! Saia da fila! Não tenha medo de pensar e agir diferente da maioria. Você não é uma lagarta processionária para seguir o mesmo caminho das demais, você é uma ovelha comprometida em seguir a voz de seu Pastor, Jesus (João 10:27). Então, busque pensar e agir como Cristo, ainda que isso faça (e vai fazer!) você contrariar o curso do mundo. Não vá atrás de quem nem sabe aonde está indo, siga Aquele que não somente sabe o caminho, como também é o próprio caminho para a vida.

Iury Rangel é evangelista da Palavra Viva Church, em Nova Iguaçu (RJ), teólogo, cientista da religião, professor e coordenador da Escola Teológica Dalet e formado em Gestão de Processos Gerenciais.

Leia também1 Orar não é falar, mas entregar...
2 Jesus e a violência urbana
3 Poderosos, porém ignorantes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.