Leia também:
X III — “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”

IV — “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”

As pessoas estão tão apressadas, que não sobra tempo para quase nada

2018-04-05_os_dez_mandamentos

Os Dez Mandamentos / Foto: Divulgação

Marcelo Martins - 08/04/2018 05h00 | atualizado em 09/04/2018 11h30

— Quarto Mandamento —

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:8-11

AO DESEMBARCAR NO AEROPORTO, caminhei em direção à escada rolante que me levaria até a saída. Na escada, ouvi alguns cochichos atrás de mim; quando olhei, havia três pessoas me olhando de cara feia, reclamando porque a minha mala estava “impedindo” a passagem delas. Assim que puxei a mala, elas passaram quase voando. Um detalhe: a escada rolante estava funcionando perfeitamente. Por que aquelas pessoas estavam com tanta pressa? Na maioria das vezes, por nada. Querem chegar primeiro em lugar algum. É o reflexo da vida moderna acelerada.

As cidades estão tão aceleradas, as pessoas estão tão apressadas, que não sobra tempo para quase nada. As 24 horas do dias se tornaram curtas demais. Só pensamos em trabalho, em como conquistar mais, em planejar as férias que mal acabaram, em viver um futuro que talvez não chegue… Jogamos o “hoje” na lata do lixo. Já não conseguimos mais contemplar a vida, o belo, a criação. Sacrificamos família, saúde e até Deus por causa de um sonho ou ideal. De que adianta ter tudo se não pudermos compartilhar nada?

O Quarto Mandamento nos ordena a reservar um dia da semana para desligar o botão “vida agitada” e simplesmente descansar. Isso significa que o “sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Marcos 2:27). E, principalmente, o sábado foi feito para que você e sua família dediquem um tempo de qualidade para adorar ao Senhor e fazer Sua Obra.

É necessário que esse descanso seja no sábado?”, talvez você se pergunte. Não necessariamente, pois o sábado não deve ser tratado como um dogma, mas como um princípio. Para os judeus, o dia de descanso e dedicação ao Senhor é o sábado; para os cristãos, é o domingo por causa da ressurreição de Cristo. O mais importante não é o dia, mas o que fazemos nesse dia.

Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Romanos 14:5-6


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.