Leia também:
X AM: Assembleia de Deus batiza mais de 7 mil pessoas

Forma versus Essência – parte final

Forma versus Essência: na obra de Deus

Forma versus Essência: na obra de Deus / Foto: Reprodução

Marcelo Martins - 10/12/2017 05h00 | atualizado em 10/12/2017 05h01

Na obra de Deus

O contraste entre forma e essência se evidencia mais quando nos dispomos a fazer a obra do Senhor.

Em Jeremias 48:10, lemos que: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente…“. Jeremias estava exortando pessoas que já trabalhavam para o Senhor, ou seja, líderes que teoricamente compreendiam que a essência era servir. Todavia, serviam de forma errada, não estavam trabalhando para Deus com excelência. Servir a Deus é a essência; fazer com excelência é a forma.

Qual era a essência da adoração no Antigo Testamento? Deuteronômio 4:39 deixa claro: “Pelo que hoje deves saber e considerar no teu coração que só o Senhor é Deus, em cima no céu e embaixo na terra; não há nenhum outro.” E qual era a forma? Êxodo 25:9 confirma: “Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

Considerar no coração que só o Senhor é Deus é a essência, e a forma se traduz em fazer tudo, exatamente tudo, conforme o Senhor ordenar. Precisamos adorar a Deus da maneira como Ele quer ser adorado, e não como nós imaginamos e queremos fazer!

O rei Davi compreendeu esse princípio quando disse: “Eis que eu moro numa casa de cedro, enquanto que a arca de Deus dentro de uma tenda” (2 Samuel 7:2). Davi percebeu que não adiantava adorar a Deus sem dar a Ele o melhor.

E Davi imprimiu essa mesma ideia no coração de seu filho Salomão, que posteriormente disse: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Eclesiastes 9:10).

Há muitas pessoas querendo servir a Deus do jeito que os outros servem; e se frustram quando não conseguem. Deus quer que você o sirva conforme suas forças, nem mais nem menos. Isso é excelência!

Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Salmos 100:2


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.