Forma versus Essência – parte 1
O que você prefere?

Forma versus Essência: o que você prefere? / Foto: Reprodução
Marcelo Martins - 07/12/2017 05h00
O que você prefere?
Na vida, o que é mais importante: forma ou essência? A essência é mais importante do que a forma, sem dúvida alguma; mas uma boa essência sem uma forma adequada perde grande parte do seu valor.
Em Mateus 23:27, vemos um exemplo de forma sem essência: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundície”.
Os escribas e fariseus tinham aparência de santidade (forma), mas eram vazios de Deus (essência).
Em Marcos 9:28, vemos um exemplo de essência sem forma: “E quando entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que não pudemos nós expulsá-lo? Respondeu-lhes: ‘Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração e jejum’”.
Os discípulos aplicaram o que haviam aprendido sobre como expulsar demônios (forma), mas não estavam preparados espiritualmente (essência).
Embora consideremos a essência como mais importante, preferimos a forma em muitos casos. Por exemplo, um amigo lhe apresentasse uma caixa com cinco bombons, sendo que três estavam bem amassados e dois com a embalagem perfeita. Qual bombom você escolheria? Você usaria qualquer roupa se fosse convidado para uma festa de gala? Você compraria o carro zero dos sonhos, com o interior impecável, mas por fora pintado de lilás com bolas laranjas, e dentro de cada bola uma joaninha sorrindo?
Portanto, no fundo valorizamos a forma; e isso é bom.
Não precisamos escolher a forma em detrimento da essência, nem a essência em detrimento da forma. Na verdade, o sucesso da vida cristã depende do equilíbrio entre forma e essência.
E como podemos avaliar isso de maneira prática? Nos próximos três devocionais, vou apresentar a você as áreas em que as pessoas têm mais dificuldade para equilibrar forma e essência. Acompanhe…
Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Mateus 12:33
![]() |
Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. |