Leia também:
X Pastor ora e mulher desiste de pular de ponte no Amazonas

Fala, Deus!

Vladimir Castro - 19/01/2020 08h00

Entre tantas possibilidades, Deus escolheu revelar-se a nós, meros humanos, cheios de limitações e pecados Foto: Pixabay

Esta devocional é uma reflexão sobre a necessidade de voltarmos a ouvir Deus falar.

Antes que você pense que esse texto é uma indireta, quero lhe tranquilizar a esse respeito e dizer que não se trata de uma indireta e sim, de uma direta! Quero chamar sua atenção para nosso universo cristão, tão caracterizado por comportamentos, estilos, gírias e expressões que são, verdadeiramente, a nossa cara! Quem nunca ouviu ou mesmo nunca disse: “Crente não bebe, mas, come…!”? Assim como esta, muitas outras expressões dão corpo à nossa forma de ser e agir como cristãos.

Uma dessas expressões, no entanto, tem me chamado a atenção! É o fatídico: “Fala, Deus!”. Expressão comumente usada para aquilo que lemos, vimos e ouvimos, e que expressa o nosso sentimento diante de determinado momento, como se fora Deus falando!

A reflexão parte da premissa de que, nem sempre, o “Fala, Deus” revela Deus falando por meio de nós ou por meio de alguém! Muitas vezes é exatamente o contrário! Nossas dores caladas; nossas crises mal resolvidas; nossas angústias que aprisionam o nosso ser, quando resolvem falar, soam como uma metralhadora querendo atingir aqueles que tanto nos feririam, com ou sem intenção, mas deixando em nós uma marca que precisa cicatrizar!

Muitas vezes o “Fala, Deus” é a nossa cosmovisão, nossa visão de mundo que ruiu, desmoronou e aquilo em que tanto acreditávamos, do dia para a noite, tornou-se em castelo de areia! E, por isso, precisamos culpar alguém, precisamos atingir alguém para que, por meio do “ferir”, possamos gritar ao mundo: “Pelo amor de Deus! Olhem minha ferida! Sintam a minha dor! Será que alguém pode me ajudar?!”.

A expressão “Fala, Deus” tem sido para nós muito mais um desabafo do que uma palavra profética, muito mais uma partilha de frustrações do que uma palavra de esperança, muito mais um desaguar de uma represa de conflitos do que o trasbordar do Espírito que, por meio de uma Palavra vinda de Deus, gera vida e esperança àquele que a lê e é tocado e alcançado por ela!

A expressão “Fala, Deus” deve ser usada, antes de tudo, para revelar um Deus que fala por meio de nós, de Sua Igreja, de Seu Povo que um dia foi levantado para ser sal da Terra e luz do mundo! É o gemido profético de um Deus que usa aquele ou aqueles que, corajosamente, se expõem, mesmo à custa de duras críticas, para dizer: “Assim diz o Senhor!”.

“Fala, Deus” é uma expressão muito valiosa para a usarmos de forma corriqueira, banalizando o glorioso amor de Deus que, entre tantas possibilidades, escolheu a nós, meros humanos, cheios de limitações e pecados, para anunciar o Caminho, a Verdade e a Vida!

Esta reflexão não tem como propósito calar o seu “Fala, Deus”, ao contrário, o desejo é de valorizá-lo, levando-o a refletir se, de fato, é Deus quem está falando ou se somos nós que estamos revelando aquilo que precisa ser tratado, resolvido, consertado e alinhado em nossa vida para que Ele volte a falar por meio de nós, e nós possamos voltar a ouvi-Lo com clareza!

Que estas palavras, que são minhas e, por isso, tão limitadas, possam lhe ajudar a refletir, visto que são apenas palavras de um ferido em processo de cura, de um pródigo da vida que encontrou abrigo nos braços do Pai, de um ferido que foi achado pelo “samaritano” Jesus e, sendo colocado em seu jumento, está sendo limpo por Seu azeite e saciado por seu vinho, de alguém que encontrou descanso em meio ao Seu povo e tem aprendido a viver nessa estalagem chamada Igreja!

Que você diga com toda força: “Fala, Deus!”, na certeza de que é Ele quem realmente está falando e, sobretudo, usando suas palavras, textos e expressões, como aquele bálsamo que cura, como aquele azeite que não deixa a lâmpada se apagar, como o vinho novo que celebra a vida e a alegria, como a profecia que rasga o pecado, mas que aponta o horizonte de um novo começo para o arrependido pecador!

Fala, Deus! Fala, Deus! Fala, Deus! Esse é o gemido da minha alma, que anseia por sentir Deus falando através de mim e de você, através de bocas e vidas tão simples, tão pequenas, através das quais Ele, bondosa e insistentemente, decidiu falar!

Vladimir Pinheiro de Castro é pastor sênior da Igreja Batista Atos 2, na cidade de Maricá. Casado com Aninha Castro e pai de Bia, Luiza e Débora, é conferencista nas áreas de família, liderança cristã e mentoria de pastores. É formado pelo International Leadership Institute, pelo Instituto de Coach Cristão, e pelo MAPI/Sepal.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.