Leia também:
X Rio 2016: Neymar agradece a Deus ao som de Bruna Karla

Eu me alegrarei

Habacuque 3:17,18: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides...”

Eu me alegrarei

Eu me alegrarei / Foto: Pixabay

Marcelo Martins - 21/08/2017 05h00 | atualizado em 06/08/2021 10h18

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”. (Habacuque 3:17,18)

A alegria é um sentimento que pode revitalizar nossas forças num instante. Às vezes, estamos enfrentando uma situação difícil e desejamos passar o dia inteiro abraçados com a tristeza. Aí, de repente, um amigo aparece e nos conta uma história engraçada… Pronto. Caímos na risada. Por um momento, a alegria volta a ser a protagonista da nossa história.

De vez em quando, Deus envia um anjo como esse para nos renovar. Mas só de vez em quando… Em boa parte do tempo, precisamos mesmo é enfrentar a dura realidade que nos cerca, confiando que Deus nos mostrará uma saída para a crise.

O profeta Habacuque viveu numa época de profunda crise espiritual em Jerusalém. Os filhos de Israel estavam perdendo sua identidade como “povo de Deus”. Os líderes que deveriam cuidar das pessoas praticavam as piores injustiças. Os ímpios prosperavam, e Deus parecia inerte. Por isso, o profeta começou a questionar a Deus. Será que o Senhor permaneceria indiferente a tudo o que estava acontecendo ao seu povo?

Habacuque havia perdido a fé? De maneira nenhuma! Ele tinha convicção de que Deus estava no controle de todas as coisas. Tudo estava ruindo ao seu redor, os ímpios pareciam prosperar mais do que os justos… Entretanto, ele trocou toda a aflição que sentia por uma esperança inabalável em Deus.

Ainda que a figueira não floresça…” – que declaração extraordinária! Nem todos os nossos sonhos vão se realizar; nem todos os nossos projetos darão certo; nem todos os nossos desejos serão satisfeitos. O que fazer?

Por favor, escreva esta resposta num post-it e cole no seu computador, na porta da sua geladeira, onde você quiser: “Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”.

O que podemos aprender?

Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força”. Neemias 8:10

Não importam as circunstâncias. Se você conseguir se alegrar em Deus, nada poderá roubar a sua paz.

Você já percebeu quanto uma pessoa cheia de alegria demonstra uma vitalidade incrível?

Vamos conversar com Deus?

Senhor Deus, amanhecemos sem saber como será o nosso dia. Experimentaremos momentos de alegria ou decepção? De paz ou inquietação? Não sabemos. Mas, ao teu lado, Senhor, podemos enfrentar qualquer adversidade sem perder a alegria de viver. Pai, ajuda-nos a encontrar em ti a esperança que nos mantém de pé. Assim oramos, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.