Leia também:
X Pastor ex-integrante de reality fará casamento de Eduardo

Escolha a verdade sobre si mesmo

Neuber Lourenço - 25/05/2019 05h00


“A misericórdia triunfa sobre o juízo!”
(Tiago 2:13).

Por um lado o apóstolo Paulo revela uma verdade terrível a nosso respeito quando diz em Romanos 3.10-12, 23 que: “Não há nenhum justo, nem um sequer, não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há um sequer… todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.

Porém, por outro lado, precisamos ter a consciência profunda de que, quando aceitamos o sacrifício de Cristo por nós, os nossos pecados são perdoados. Paulo nos ensina isso da seguinte maneira: “Ele nos declarará sem culpa, se nós confiarmos em Jesus Cristo para Ele tirar os nossos pecados. E todos nós podemos ser salvos deste mesmo modo, indo a Cristo. Não importa o que somos ou o que temos sido, Deus nos declara sem culpa das ofensas que Lhe causamos se confiarmos em Jesus Cristo, Aquele que, em Sua bondade, tira os nossos pecados, gratuitamente” (Romanos 3:22,24).

Isto significa que, quanto mais você tiver ciência do fato de que foi perdoado, menor será a sua tentação de julgar os outros. Quanto mais claramente você enxergar essas duas realidades, menor será a sua atitude julgadora.

Se tudo o que você enxerga é que você pecou, você será massacrado pela culpa e há pessoas que são implacáveis consigo mesmas. Por outro lado, se tudo o que você consegue ver é que foi aceito por Deus, você será tentado a pensar que os seus pecados não são assim tão sérios e poderá passar a acreditar que Deus o aceita porque você é uma boa pessoa.

Jesus condenou os fariseus porque eles foram incapazes de olhar para os seus pecados e, por isso, se tornaram juízes implacáveis dos outros. Jesus disse para eles: “Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mateus 7:5).

Eu preciso ter consciência de que os meus pecados são seríssimos e que, por causa deles, eu estaria condenado e não teria a menor chance. Mas, por outro lado, preciso ter consciência também de que, em Cristo, Deus me perdoa e me aceita. A Palavra de Deus me ajuda a perceber essas duas realidades. Pequei e fui perdoado. Tiago nos ensina dizendo: “A misericórdia triunfa sobre o juízo!” (Tiago 2:13).

Ore agora mesmo, reconhecendo os seus pecados. Coloque toda a sua fé, toda a sua confiança em Jesus. Peça que Deus o perdoe e abra o seu coração para receber o perdão de Deus.

Neuber Lourenço é pastor sênior da Igreja Batista da Orla de Niterói.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.