Leia também:
X EUA: Pessoas associam cada vez menos Natal a religião

Emoção no Reencontro

Nancy Dusilek - 12/12/2018 05h00

Gênesis 45.1-15 – “E José beijou a todos os seus irmãos, chorando sobre eles; depois seus irmãos falaram com ele” (v.15).

No livro, O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, o personagem central é acusado injustamente por três falsos amigos. Por causa disso, é atirado na masmorra no dia do seu casamento. Ali fica durante doze anos. Perde a esposa, a juventude, os bens, tudo. Quando finalmente consegue fugir da prisão, dedica sua vida a vingar-se de seus detratores. Vai atrás de um por um e consegue arruinar a vida de todos. No final da história, apesar de concluir sua vingança, ele descobre que com aquilo não conseguia aliviar as dores do seu coração. Tornara-se uma pessoa amarga e infeliz. Arruinara a vida de seus inimigos, mas não pode impedir que eles destruíssem a sua.

Gosto muito da história de José. Tinha tudo para dar errado com o que os irmãos lhe fizeram. Poderia estar morto ou passando necessidades. Mas, não, ele chegou ao posto máximo do governo porque foi fiel a Deus. Quando se encontra com os irmãos e revela quem é, ele chorou. Os irmãos não sabiam o que fazer. José tinha tudo para “pagar” com uma terrível vingança e mandar matar ou prender todos eles. Mas, ele perdoou.

Diz um autor: “alimentar vingança no coração é como tomar veneno e querer que o outro morra”. Quando guardamos sentimentos negativos em nosso coração, quem sofre e se acaba somos nós mesmos. Por isso, a saúde emocional está ligada a alimentar sentimentos puros e positivos. Deixe a vingança nas mãos de Deus. Ele sabe como fazer.

O reencontro de José com seus irmãos foi de muita emoção porque o perdão foi o óleo derramado naquele momento. Você está pensando em se vingar como a história de Alexandre Dumas ou perdoar como fez José? Quando alguém apronta contra você qual é a sua reação? Você pensa em vingança ou perdão e promove a paz? Fácil? Claro que não, mas não escolha o mais fácil, escolha o certo.

Oração – Senhor, é muito mais fácil vingar do que perdoar. Mas tenho certeza de que o Senhor me dará sempre forças para perdoar pois isso é o que alegra o Teu coração.

 

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membra da Academia Evangélica de Letras do Brasil.

Leia também1 Você tem cifose emocional?
2 Votos e cumprimentos
3 Deus poderoso e tremendo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.