CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Em publicação, Justin Bieber agradece a Deus pela vida

Em tempos difíceis: É melhor manter a serenidade

Gilton Medeiros - 09/04/2020 05h00 | atualizado em 09/04/2020 12h40

Em tempos difíceis, lembre-se: É melhor manter a serenidade!

“Ora, levantou-se grande temporal de vento (…) e Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro.” Mc 4.37-38

Se tem uma coisa sobre a qual não paira nenhuma dúvida, a coisa é essa: estamos em meio a uma das maiores tormentas enfrentadas pela humanidade. A pandemia do Covid-19 (o tal do coronavírus) gerou um caos sem precedentes. Países inteiros em quarentena, empresas fechadas, companhias de navegação aérea e de transportes marítimos paralisadas, setores estratégicos do comércio, como os shoppings e as lojas comerciais de portas trancadas – enfim, vivemos dias que ninguém, há menos de quatro meses, poderia imaginar.

Diante da perplexidade geral, a pergunta é: o que fazer? Como reagir a tudo isso? Como lidar com uma ameaça tão radical? Embora a resposta de muitos – geralmente impensada – seja o pânico, o desespero e até a revolta, acredito que a melhor coisa a fazer seja manter a serenidade. Assim como o Senhor se manteve sereno em meio a tempestade que se abateu sobre o barco durante a travessia do Mar da Galileia, a ponto de dormir tranquilamente, devemos também aprender a encarar os desafios que a vida nos traz com calma e serenidade. Mas, como fazer isso?

Para aprender a manter a serenidade em tempos adversos precisamos atentar para o que Jesus ordenou: “… não andeis ansiosos pela vossa vida…” e “… não vos inquieteis com o dia de amanhã…” (Mt 6.25; 34) e também para o que, mais tarde, o apóstolo Paulo reiterou: “Não andeis ansiosos de coisa alguma.” (Fp 4.6).

Com base nestes mandamentos, eu concluo que a Bíblia me diz que eu posso (e devo) crer que há um Deus que cuida de mim e deseja o melhor para os seus filhos (1Pe 5.7). Afinal de contas, apesar de todas as preocupações, angústias ou inquietações que eu possa ter, não há nada que eu realmente possa fazer para mudar a maioria das situações e circunstâncias ruins que me cercam. Ao contrário, se há alguma coisa a ser feita, só o Senhor Deus poderá fazer! A Bíblia diz: “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (Sl 121.5-8).

Mantenha a serenidade, confiando em Deus e no seu amor. Descanse na certeza de que “… a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Fp 4.7).

OraçãoSenhor, tem sido muito difícil manter a calma e a serenidade. Tenho vivido esses dias com medo e preocupações. Permita que o teu Santo Espírito me traga paz e tranquilidade. Por Jesus, amém!

Pr. Gilton Medeiros é diretor executivo do Ministério Vida Radiante, coordenador do Congresso da Terceira Idade – Vida Radiante, editor do Jornal Novas e escritor.

Leia também1 Em tempos difíceis: Não há dor que dure para sempre
2 Em tempos difíceis: Você é maior do que pensa
3 Em tempos difíceis: Deus continua no controle

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo