Em memória de mim
"Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim". Lucas 22:19

Em memória de mim / Foto: Pixabay
Marcelo Martins - 04/12/2017 05h00 | atualizado em 04/12/2017 05h01
“E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” Lucas 22:19,20
Por que Jesus disse que a Ceia deveria ser realizada “em memória de mim”? Sim, é para nos lembrarmos dele. Mas em que sentido?
A Ceia é em memória de Cristo para que nunca nos esqueçamos de que Jesus é o nosso único Senhor e Salvador.
Na Igreja de Corinto, sempre havia discussões sobre que líder as pessoas deveriam seguir: “Eu sou de Paulo; eu sou de Apolo” (1 Coríntios 3). Por mais que familiares, amigos e líderes nos inspirem a crescer, eles sempre serão seres humanos, como você e eu. A Ceia nos lembra que somos pessoas diferentes, mas que servem ao mesmo Deus e Senhor.
A Ceia é em memória de Cristo para que nunca nos esqueçamos de que foi Jesus quem pagou um alto preço pelos nossos pecados.
O pão ilustra quanto e como Jesus sofreu para nos dar totalmente de graça a salvação eterna. Quanto mais a massa é sovada, mais macio fica o pão. O vinho ilustra que o sangue de Jesus foi derramado em nosso favor. Quanto mais as uvas são pisadas, mais néctar se extrai, deixando o vinho com mais qualidade. A Ceia nos lembra que foi Jesus quem deu o passo mais importante para a nossa salvação ao se entregar na cruz.
A Ceia é em memória de Cristo para que nunca nos esqueçamos de que Jesus quer ter conosco a mesma comunhão que Ele tinha com seus discípulos.
Para Jesus e os discípulos, a Ceia era uma refeição. E o que acontece quando nos reunimos à mesa de jantar? Comunhão. A Ceia nos lembra que, embora Jesus não esteja fisicamente entre nós, por meio do Espírito Santo Ele quer se relacionar conosco.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20
![]() |
Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. |