Leia também:
X Grupo de 19 sacerdotes acusa papa Francisco de heresia

Ele nos ensinou a amar

Jailton Lima - 03/05/2019 05h00


“Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis?”
(Mateus 5:46).

Ele nos ensinou a amar e este ensinamento quebrou o pensamento dos legalistas de seu tempo, que haviam sido ensinados a odiar seus aborrecedores (Mateus 5:43 e Deuteronômio 23:6). O exercício do amor propagado por Jesus consistia literalmente em bendizer, fazer o bem e orar pelos opositores. Somente amando nesses quesitos, Seus seguidores poderiam ser qualificados a serem chamados de “filhos do Pai” (Mateus 5:44,45).

Jesus está dizendo que o amor por conveniência não tem utilidade nem fruto algum. (Mateus 5:46). Fácil é amar os que nos amam, mas, e aqueles que nos aborrecem? O Mestre exortou-nos a amá-los, mesmo não concordando com a prática deles. Isso mesmo! Amar não é concordar com a prática.

Jesus mostrou a certo advogado que um samaritano poderia ser “o nosso próximo”, que ajudou um homem moribundo que havia sido assaltado e espancado no caminho de Jerusalém para Jericó. O sacerdote e o levita que deveriam ter amado o moribundo e o socorrido, não o fizeram. O “próximo” pode ser alguém de quem menos esperamos ajuda ou até mesmo aquele que consideramos ser nosso inimigo (Lucas 10:30-37).

Quão difícil é para a nossa natureza, aceitar que devemos amar os nossos aborrecedores. Mas foi isso que Cristo nos ensinou. Paulo, em sua epístola aos Romanos, escreveu a mesma coisa: “Abençoai aos que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis” (Romanos 12:14), e ainda, a demonstração prática do amor: “Não te deixes vencer do mal, mas vença o mal com o bem” (Romanos 14:21). Peçamos a Deus, por graça e misericórdia para amarmos, não de “palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (I João 3:18).

ORAÇÃO
Oh Senhor, ensina-me a amar o meu próximo como a mim mesmo. Embora minha natureza lute contra isso, ajuda-me com Teu Espírito Santo. Em nome e Jesus. Amém.

Jailton Lima é bacharel em Teologia, graduando em História, diácono na Assembleia de Deus Vitória em Cristo e líder de Escola Bíblica Dominical.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.