CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Cristão, Xanddy é criticado ao suprimir a palavra candomblé

É preciso aprender a vencer as crises da vida

Robson Rodovalho - 06/08/2019 05h00

A vida tem períodos de crises. Elas acontecem em nossas vidas simplesmente para nos fazer mais fortes; não para nos derrotar. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33)

Jesus estava nos preparando para as crises da vida, para as aflições que nos afligiram: no trabalho, na família, nos relacionamentos com as pessoas que amamos, com parentes, na condução e administração financeira e nas decisões que teremos que tomar, Jesus estava nos dizendo que o mundo é um palco de aflições.

O Evangelho é um livro de paz. Jesus disse “eu venho para que tenhais vida, e vida em abundância”. A palavra “abundante” ali, significa “feliz”. Mas ao mesmo tempo em que Ele diz que veio para que sejamos felizes, Ele diz que nesse mundo teremos aflições.

E como equilibramos as aflições e a felicidade? Só existe uma maneira: enfrentar as crises, passar por elas e vencê-las. Jesus diz para termos bom ânimo, porque assim como Ele passou pelas aflições e as venceu, nós também passaremos por elas e as venceremos.

No idioma chinês a palavra crise é representada pelo mesmo ideograma que a palavra oportunidade; crise é uma casinha com a porta fechada, enquanto oportunidade é uma casinha com a porta aberta. Uma crise se torna uma oportunidade: jamais conseguiríamos um emprego melhor, se não tivéssemos perdido o anterior. São as situações de aperto que nos levam a encontrar novas saídas, novas soluções, novas oportunidades.

Crise pode ser um impasse ou uma oportunidade. Todas as crises a que nós sobrevivemos anunciam um período de transição em nossas vidas; passaremos para uma nova fase em nossas vidas. Crises revelam mudanças de ciclos em nossas vidas. Crises, às vezes, trazem sentimento de insignificância e insatisfação, nos fazendo sentir que não estamos no nosso verdadeiro lugar; contudo, elas vêm, para mudar de uma, para outra fase.

Quando estamos em uma situação de insatisfação, quando aquilo que estivermos fazendo perder o sentido, quando os relacionamentos nos quais estamos envolvidos não tiverem mais respostas, chegou o tempo em que Deus vai mudar o nosso ciclo.

Robson Rodovalho é doutor em Física e Espiritualidade pela Universidade Cristã da Flórida, além de fundador, bispo e presidente mundial da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra e da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil.

Leia também1 Não deixe que a sua mente te domine
2 Há duas saídas no sofrimento: Amargurar-se ou amadurecer
3 Deus quer saber da sua resposta


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo