Leia também:
X Prefeito decreta 7 dias de orações contra o coronavírus

É possível agradecer por tudo?

Izilda Portela - 10/04/2020 05h00

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” . Esta é uma recomendação bíblica encontrada no livro de I Tessalonicenses 5:18.

Quando não entendemos que a nossa vida é regida por Deus, Senhor de todas as coisas, fica difícil o entendimento desta recomendação. Por exemplo, como e por quê agradecer pelo momento que estamos passando, quando o mundo todo teme o mal denominado coronavirus? Como agradecer pelo caos que se formou, como consequência desse mal? Como entender tantos planos desfeitos; tantos compromissos não cumpridos; tantos sonhos não realizados; tantas pessoas angustiadas por não poderem ir e vir, por não poderem ganhar o pão de cada dia, tudo por conta de uma pandemia que assolou o mundo?

Este momento nos traz muitas lições e a primeira delas é que Deus não está alheio a tudo isto. Nada foge ao seu controle, pois Ele é Senhor de todas as coisas, conforme lemos no Salmo 24, verso 1: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mudo e os que nele habitam”. Deus é o criador e o preservador. Ele é quem nos dá vida e controla a nossa existência. Ele rege os destinos da história conforme os seus desígnios. Isto nos ensina que nós somos totalmente dependentes do Senhor.

Além disto, sabemos ser gratos quando reconhecemos ser Deus o nosso Refúgio e Fortaleza, conforme o cântico contido no Salmo 46. Diante do que Deus é, só nos resta ficarmos quietos e aguardar a salvação que vem do Senhor. Da mesma forma como Deus livrou Jerusalém das mãos dos assírios, no tempo do rei Ezequias, Ele continua sendo a nossa Fortaleza, lugar de segurança; e nosso Refúgio, lugar de confiança e é a nossa salvação.

Assim, somos agradecidos, porque podemos esperar e confiar em Deus, no seu poder, na sua providência e na sua graciosa presença junto de nós nos momentos mais difíceis; desta forma, já podemos glorificá-lo pelo que Ele fez e fará por nós, a partir desta crise.

Com certeza, cada um de nós sairá diferente desta tribulação, pois estamos tendo a oportunidade de nos avaliarmos e, como resultado, nos vermos em falta com o Senhor, que requer de nós que sejamos vigilantes, tendo o mesmo proceder do Senhor Jesus, que nos estimula a uma vida de santidade demonstrada pelo nosso caráter transformado por Deus. Ao constatar isso, nos colocamos sob o domínio do Senhor para sermos mais parecidos com Jesus em nosso falar, em nosso pensar e em nosso agir.

Sim, é possível dar graças por tudo, pois a Palavra de Deus nos garante que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos 8:28)

Izilda Portela é graduada em Jornalismo, pós-graduada em Terapia de Família e em Liderança Avançada pelo Instituto Haggai Singapura.

Leia também1 Sintia Gomes: "A fé me manteve forte na viuvez"
2 Quem é sua fonte de inspiração?
3 Deus chamou você para coisas grandes!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.