Leia também:
X Mantendo a calma em tempos difíceis

Descobrindo a paz que me guarda da loucura do mundo

Gilton Medeiros - 25/11/2019 05h00 | atualizado em 25/11/2019 10h10

 

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Fp 4.7

Vivemos em um mundo que poderia ser descrito, sem medo de errar, como disfuncional. A realidade que nos cerca é completamente irracional e, por mais que queiramos, não conseguimos encontrar sentido nas coisas. Há uma completa inversão de valores e, à semelhança dos tempos bíblicos, os maus prosperam e os justos sofrem (Sl 73).

As instituições que deveriam ser guardiães da justiça, do decoro e da decência são, em muitos casos e situações, promotoras da iniquidade. Como nos dias de Isaias, vemos as autoridades que “que decretam leis injustas, que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Is 10.2-3).

E, em meio a loucura predominante e o caos que nos cerca, sofremos a dor de não ter paz. Como viver em paz se a cada dia somos bombardeados por acontecimentos que nos desconcertam, nos ferem e nos fazem sentir medo até mesmo de sair de casa?

A Bíblia nos ensina que em Deus podemos descobrir a paz que queremos e precisamos. O Senhor, que conhece todas as coisas, sejam elas do passado, do presente e até mesmo do futuro, assume o compromisso de nos proteger e guardar. A Bíblia diz: “O Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos.” (Dt 7.9). E, no livro dos Salmos, encontramos: “Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão.” (Sl 139.5).

É esta percepção, essa compreensão e certeza de que não estamos sozinhos e abandonados em meio ao caos reinante que há de nos trazer a paz que tanto ansiamos. A paz que não depende de meras circunstâncias, sejam elas adversas ou não. A paz que só Deus, por meio de Jesus, pode nos dar. Ele mesmo, o Senhor Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14.27).

E, antes que você pergunte, deixe-me dizer como você pode se apropriar dessa paz:

 

  1. Aprenda a viver confiando em Deus e seu poder – Isso lhe dará alívio e disposição para enfrentar as adversidades e a loucura desse mundo. A Bíblia recomenda: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará.” (Sl 37.5)

 

  1. Entenda que há cargas que só Deus pode levar – Na vida há situações que escapam do nosso controle e capacidade de cuidar (a maioria delas). Por isso é preciso aceitar o convite de Jesus: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” (Mt 11.28).

 

OraçãoSenhor, eu estou cansado de viver sem paz. Eu preciso de sua ajuda para aprender a viver confiando em seu poder e cuidado. Que a sua paz possa guardar o meu coração. Amém!

 

Pr. Gilton Medeiros é diretor executivo do Ministério Vida Radiante, coordenador do Congresso da Terceira Idade – Vida Radiante, editor do Jornal Novas e escritor.

Leia também1 Fazendo o bem, sempre!
2 Tenha paciência!
3 A hora de cuidar é agora!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.