Leia também:
X Jovem que foi tatuado na testa é batizado no interior de SP

Deixe o passado no passado

“Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim...”. Filipenses 3:13, 14

2018-01-03_deixe_o_passado_no_passado

Deixe o passado no passado / Foto: Pixabay

Marcelo Martins - 03/01/2018 05h00 | atualizado em 03/01/2018 08h00

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3:13, 14

Todo princípio de ano deveria ser permeado de novidades. Afinal, estamos tendo a chance de inaugurar mais um ciclo de vida, de novas perspectivas. Entretanto, algumas lembranças insistem em nos visitar nos primeiros dias de janeiro. Recordamos do passado não com o coração cheio de saudades sinceras, mas com um sentimento motivado pela pergunta: “Por que não deu certo?”.

Não estou dizendo que devemos apagar o passado da memória; não é isso. Muitas lembranças nos motivam a continuar a vida de cabeça erguida. O que estou dizendo é que não podemos passar a vida toda olhando para trás, principalmente para a vida que levávamos antes de conhecer Jesus.

O apóstolo Paulo teve um passado terrível: ele foi assassino de cristãos, perseguidor da igreja. O primeiro mártir da Igreja, Estevão, foi apedrejado até a morte com a permissão de Paulo. Todavia, ele tinha claro na mente que mesmo um passado tão ruim não poderia impedi-lo de viver o propósito de Deus.

Nem um passado bom nem um passado difícil pode definir o nosso futuro. O nosso futuro está nas mãos do Senhor.

Em 1 Coríntios 2:9, lemos: “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Só vive essa Palavra quem não está preso ao passado, quem olha para frente.

Repare que esquecer é um trabalho mental. Não é como guardar um objeto no armário. Portanto, exige uma luta na mente para que os pensamentos não sejam reféns dos problemas do passado.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.