Leia também:
X Ministro: “Queimar igrejas é uma expressão de brutalidade”

Deixe o lixo lá fora!

Deixe o lixo fora de sua casa!

Deixe o lixo fora de sua casa! Foto: Pexels

Gilton Medeiros - 20/10/2020 05h00

… e quem está sujo suje-se ainda…” Apocalipse 22:11N

inguém, em sã consciência, apanha lixo nas ruas e traz para dentro de casa. Qualquer um que fizesse isso seria considerado louco, desequilibrado e fora do juízo normal. Semelhantemente, ninguém que esteja em pleno gozo da razão, apanharia lama das ruas ou água de esgoto e colocaria nas garrafas de água que guardamos em nossas geladeiras para, mais tarde, beber. Também consideraríamos quem fizesse isso como um lunático, doido varrido ou coisa pior. Ainda, ninguém traria para dentro de casa, o ambiente dos prostíbulos – com toda a sorte de promiscuidade, conversas torpes e imorais. Repetimos: qualquer um que procedesse dessa forma seria repudiado, sofreria a censura das pessoas lúcidas, que não se deixam levar pela indecência e licenciosidade desses lugares.

Mas, paradoxalmente, sem que nós nos demos conta, temos aberto as portas da nossa sala de visitas, dos nossos quartos e até cozinhas para que entre todo tipo de podridão, sujeira e escárnio em relação a tudo o que é sagrado, puro e decente. E isso fazemos quando permitimos que o televisor, os computadores, os tabletes e as demais ferramentas de comunicação eletrônicas (como o celular) sejam veículos para que a sujeira do mundo invada as nossas casas.

A Palavra de Deus nos orienta: “… qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.” (Efésios 5:3). Por isso é preciso observar alguns cuidados para poder manter o “lixo” do lado de fora:

  • Mantenha um controle rigoroso sobre a programação do seu televisor – A televisão é uma janela aberta para o mundo, mas não precisamos ver ou receber tudo que ela veicula. Desenvolva uma disciplina e classifique o que é bom e proveitoso e rejeite, radicalmente, o que não presta!
  • Crie uma política para o uso do computador, do tablete ou celular – Especialmente para quem tem crianças em casa é preciso instalar filtros e recursos que impeçam os ataques da pornografia, da pedofilia e de todas as demais estratégias de corrupção mundanas.
  • Acompanhe e participe das atividades que seus filhos realizam através dos meios de comunicação – Muitos pais, ingênua ou preguiçosamente, deixam os seus filhos à mercê da influência das programações, dos jogos e sites perniciosos. Não abandone, nem deixe seus filhos sem a sua preciosa orientação!
  • Seja exemplo – O que você vê, o que você “engole”, é o que os seus filhos verão. Se você resiste às tentações e serve como exemplo, Deus vai abençoar sua casa e nada do que não presta chegará a ela!

Deixe o lixo lá fora! E que o nosso Deus, que espera de nós pureza e santidade abençoe sua vida e a sua casa dando-lhe forças e recursos para resistir à enxurrada de lixo que quer invadir o seu lar!

Gilton Medeiros é pastor da Igreja Batista Jardim Santíssimo, na cidade do Rio de Janeiro. Atua também como Diretor Executivo do CJC – Ministério Vida Radiante, é editor do Jornal Novas e escritor.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.