Leia também:
X Em Brasília, Bolsonaro vai a igreja e se reúne com pastores

Conselhos de Pai

Nancy Dusilek - 13/12/2018 05h00

1 Crônicas 28.1-10 -“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário… Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre” (v.9).

Neste texto, Davi chama a todos os líderes dos vários setores de seu reinado para dar as últimas instruções. O seu sonho era construir um templo para o Senhor, mas Deus disse que esse privilégio seria de Salomão. O pai entendeu e não ficou mal-humorado e brigando com Deus, afinal ele era o rei e o filho ainda não.

Davi não escondeu os detalhes sobre a construção do templo. Mostrou-os todos e nada ficou de fora. Ao mesmo tempo em que ele admite que o filho construiria o templo, também aproveita e chama a atenção de Salomão para o relacionamento com Deus. No v.7 e 8, fala a Salomão com carinho, mas também com firmeza sobre o valor de servir ao Senhor. Por fim, pede ao filho para “conhecer o Deus de teu pai”.

Que raça! Que autoridade espiritual! Como seria bom se pudéssemos usar essa “grife” (marca) para os nossos filhos! Grife de um pai totalmente dependente de Deus e que seguia suas orientações!

Não adianta termos muitos cargos na igreja e nos dedicarmos a cada detalhe para mostrar competência para as demais pessoas se o que estamos fazendo não tem a grife do serviço a Deus. Veja que Davi, o pai, mostra a Salomão, o filho, que a decisão de buscar ao Senhor é uma atitude pessoal. Por isso usa o “se”, uma condição. Se buscar ao Senhor você encontra, se deixar…

Quando os pais aconselham e orientam os filhos precisam estar seguros de que são exemplos. Não basta citar o adágio popular “faça o que mando, mas não faça o que eu faço”. Os filhos seguem o que fazemos e não o que apenas dizemos. Exemplo de vida comprometida com Deus lhes dá autoridade para aconselhar e orientar os filhos. Como anda o seu exemplo? Você pode dizer: siga-me? Você pode dizer, “use a minha grife de servo”?

Oração – Senhor, quero ser esse pai, essa mãe. Um exemplo vivo de alguém comprometido com o Senhor. Que meus filhos vejam o Senhor em mim.

 

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membra da Academia Evangélica de Letras do Brasil.

Leia também1 O que você entende por santidade?
2 Famílias Escolhidas
3 A primeira família

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.