Leia também:
X Há momento para semear, há momento para colher

Como lidar com as marcas que afetam suas emoções

A nossa felicidade depende de como lidamos com as marcas emocionais que adquirimos ao longo da vida

2018-01-15_como_lidar_com_as_marcas_que_afetam_as_nossas_emocoes

Como lidar com as marcas que afetam as nossas emoções / Foto: Divulgação

Marcelo Martins - 15/01/2018 05h00

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença”. Salmos 42:5

TODA VEZ QUE OLHO PARA OS MEUS JOELHOS, lembro-me da minha infância, pois neles ficaram algumas marcas bem evidentes das minhas peraltices. É assim, as cicatrizes sempre nos recordam de algum momento que passamos.

Da mesma forma, existem marcas emocionais que também nos trazem lembranças. Algumas causadas por pessoas (uma traição, por exemplo); outras, produzidas por nós mesmos (quando não conseguimos nos perdoar por um erro que cometemos).

A nossa felicidade depende de como lidamos com as marcas emocionais que adquirimos ao longo da vida.

Davi, que compôs o Salmo 42, nos deixou algumas lições importantes sobre este tema.

Primeiro, dialogue com você mesmo. Davi disse: “Por que estás abatida, ó minha alma…”. Davi tentava olhar para dentro de si, a fim de entender o que estava acontecendo no baú de suas emoções. Há pessoas que só de olhar para os outros percebem algum problema, no entanto não conseguem identificar o que estão sentindo. Saber o que você sente é fundamental para a cura das emoções.

Questione seus sentimentos. Davi continuou: “… e por que te perturbas dentro de mim?”. Davi estava colocando “em cheque” os seus sentimentos; em outras palavras, estava dizendo: “Será que o que a minha alma está sentindo é correto?”. Você pode ter sentimentos sinceros, verdadeiros, mas isso não significa que eles sejam adequados. Muitas pessoas se entristecem pelo motivo errado, e vivem desanimadas porque o foco de suas emoções está distorcido.

Por fim, tenha mais esperança. Davi finaliza seu pensamento: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.” Davi estava passando por um dos momentos mais difíceis de sua vida, sendo perseguido injustamente pelo rei Saul. Portanto, ele tinha toda a razão do mundo para estar abatido. Mesmo assim, ele decidiu ter esperança de que Deus agiria em seu favor.

Muitos dos nossos problemas virariam fumaça se aprendêssemos a ter um olhar interior mais apurado. Quando você se conhece melhor, avalia o que sente de forma imparcial e busca auxílio na presença de Deus, fica bem mais fácil lidar com as dificuldades.

As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.