CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Pr. Rafael Bello fala da perda de dois filhos: “Deus guardou minha fé”

Características de um vencedor

Caráter, oração, obediência, fé e compromisso são atitudes de um homem e uma mulher que são vencedores

Características de um vencedor

Características de um vencedor Foto: Pixabay

Rose Guglielminetti - 14/02/2020 05h00

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9

Conhecimento sempre é bom. E estou lendo um livro sobre liderança que traz algumas lições importantes para nós. Uma homem e uma mulher bem-sucedidos têm algumas atitudes que os diferenciam dos demais. John Maxwell, autor do livro, usou Josué como um exemplo para falar dessas caraterísticas.

Josué era o braço direito de Moisés. Após a morte de Moisés, Deus o levantou como líder do povo de Israel. Ele lutou para obter a terra prometida. Era corajoso e cheio de fé.

A primeira característica que temos de ressaltar em Josué era o seu caráter. Ele era um homem honesto e tentava ser um modelo de vida correta para o povo. Você tem de ser assim também. Exemplo para quem está ao seu redor. Muitos falam uma coisa, mas vivem outra. Lembre-se: as pessoas observam e são as suas atitudes que irão definir o que elas pensam de você.

Outra característica é que ele era um homem de oração. “O moço Josué, filho de Num não se apartava da tenda” (Êxodo 33:11).

Josué aprendeu a desenvolver o seu próprio relacionamento com Deus. Se Jesus separava um tempo para orar, imagine nós? Você precisa incluir na sua agenda diária, a oração. Verá que será uma pessoa mais compassiva, compreensiva e misericordiosa. Quem ora, obedece.

A obediência era outra caraterística do caráter de Josué. Ele obedecia a Deus como servo, guerreiro e líder. Suas decisões eram submetidas ao Senhor. Você faz isso ou só pede socorro depois que a água entornou no balde?

Josué era um homem de fé. Ao conquistar Jericó, ele confiou no que o Senhor disse que faria. Sua vida foi marcada por coragem; e coragem não é nada mais do que a fé em ação. Há um ditado que diz: “Deus não coloca nenhuma limitação na fé e a fé não coloca nenhuma limitação em Deus”. Vamos ter fé para alcançar o inatingível.

O escritor A. W. Tozer escreveu: “Deus está procurando pessoas com as quais ele possa fazer o impossível. Como é triste constatar que nós somente planejamos aquilo que podemos fazer por nós mesmos”. Vamos ser diferentes e deixar o Senhor Jesus fazer coisas impossíveis através das nossas vidas?

Outro traço da vida de Josué que vale a pena destacar é que ele era um homem de compromisso. Ele nunca deixou de dar o melhor de si por aquilo que acreditava. Ao ver o melhor da terra prometida, ele insistiu para que o povo cresse que Deus os ajudaria a combater os gigantes daquela terra, mesmo sob a ameaça dos israelitas o apedrejar. Ele não retrocedeu um milímetro do que estava falando.

Temos de dar o melhor de nós em tudo que fazemos: na família, no trabalho, na igreja e na nossa vida com Deus. Se há dedicação e amor, não tem como dar errado. Ser uma pessoa comprometida significa que a preguiça tem de estar longe de nós. Há um preço a pagar. Não há compromisso sem dedicação. A vida de Josué demonstrou que a parceria com Deus fez com que ele obtivesse diversas vitórias. Caráter, oração, obediência, fé e compromisso são atitudes de um homem e uma mulher que são vencedores. Reveja sua vida e inclua essas lições no seu dia a dia.

Tenho certeza de que dentro e poucos meses você terá vencido grandes guerras porque simplesmente decidiu ser diferente. Decidiu confiar no Senhor Jesus.

Rose Guglielminetti é jornalista, editora do Metro Jornal, pastora do Ministério Nazareno em Campinas (SP) e comentarista política na Band.
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo