Leia também:
X Luciano Camargo fala sobre louvor e como vive sua fé

As linguagens da amizade

Israel Belo - 16/12/2020 05h00

“Para ter olhos bonitos, procure o bem nos outros; para ter belos lábios, fale apenas palavras de bondade; e, para viver com equilíbrio, caminhe com a certeza de que nunca está sozinho”. (Audrey Hepburn)

 

O amor pode ser imaginário, mas não existe amizade que não seja real.
O amor pode ficar circunscrito entre paredes, mas a amizade sempre circula pelas mesas e calçadas.
Quem é amigo procura o outro e toma a iniciativa do encontro. Quem é amigo vai ao casamento do outro, mesmo que celebrado após o oceano ou depois de muitas rodovias.
Quem é amigo serve o outro e o faz com alegria, seja carregando o bolo para uma festa, seja tomando um avião para a visita no hospital.
Quem é amigo festeja com o outro, seja para celebrar um aniversário ou mesmo só para criar uma oportunidade de estarem justos, por pura alegria.
Quem é amigo chora com o outro na hora da dor, seja a da derrota ou a do luto, pois o que importa é estar ao lado do outro para ser conforto na hora do sofrimento.
Quem é amigo presenteia o outro, imaginando algo que o agrade. Um presente é uma coisa que se pendura na parede, emoldura uma mesa, enriquece uma prateleira, pereniza momentos.
Quem é amigo elogia o outro, pelo modo como fala e faz. Elogio de amigo é gesto que se guarda no coração, porque, se não for necessário hoje, amanhã o será.
Quem é amigo abraça o outro efusivamente porque não se contenta com um afeto feito só de palavras e de saudações à distância.
Quem é amigo acredita no outro, mesmo que o outro não acredite. E pode ser que você esteja precisando que lhe digam que confiam em você.
Quem é amigo confessa ao outro o seu dilema, em busca de conselho, conta ao outro a sua vitória, em busca de aplauso, compartilha com o outro a sua fé, em busca da felicidade eterna para todos.

“O ferro se afia com ferro, e uma pessoa, pela presença do seu próximo”. (Provérbios 27.17)

Israel Belo é pastor da Igreja Batista Itacuruçá, na Tijuca, Rio de Janeiro, graduado em Teologia e Comunicação, pós-graduado em História, mestre em Teologia e doutor em Filosofia.

 

Leia também1 As artes da vida
2 O futuro do conflito
3 Vivam as regras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.