Leia também:
X Ateus querem impedir obra do Museu da Bíblia em Brasília

As emoções estão saudáveis?

As emoções estão saudáveis?

As emoções estão saudáveis? /Foto: Pixabay

Ângelo Éder Collares - 16/09/2020 05h00

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” Josué 1:9

N

inguém nasce com as emoções desequilibradas ou doentias. Elas são construídas ao longo da vida por experiências pelas quais passamos. É claro que as emoções são afetadas em certa medida pela carga genética e ambiente intrauterino. Mas, em sua maioria, as emoções são afetadas e construídas por experiências positivas ou negativas que enfrentamos ao longo da vida. Determinados padrões de comportamentos marcados por impulsividade estão diretamente ligados a emoções não saudáveis.

Como nos sentimos acerca de nós mesmos, como lidamos com a ira, com o medo, com o estresse, com a tristeza e o desânimo? Compreender isso é grande desafio. Entender como chegamos a ser o que somos e porque fazemos o que fazemos vai nos ajudar a crescer emocionalmente.

Isso é importante para os servos de Deus, especialmente para líderes, porque sua estatura espiritual é afetada por sua estatura emocional. Você nunca será um gigante na fé se continuar sendo imaturo emocionalmente. Portanto, seu grande desafio será encarar a si mesmo, tentando perceber como estão suas próprias emoções. Isso ajudará a encontrar a medida certa para assumir responsabilidade por seus comportamentos, em vez de sempre jogar a culpa em cima dos outros. Você não é responsável pelo que lhe fizeram, mas você é responsável pela maneira como reage. Lembre-se: “cada qual dará contas de si mesmo a Deus(Romanos 14:12).

A Palavra de Deus diz: “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mas vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade” (Provérbios 16:32). Portanto, controle seu comportamento, controle suas emoções, em vez de ficar tentando controlar os outros para se sentir melhor.

Refrear as emoções é tarefa para toda a vida, a menos que você já se considere um caso perdido. Se as emoções não estiverem saudáveis, corpo e espírito sofrem.

Ângelo Éder Collares é graduado em Teologia e Psicologia, especialista em Docência Superior e mestre em Educação. Atua como pastor da Igreja Batista de Viçoso Jardim, Niterói, Rio de Janeiro.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.