Leia também:
X Rosana Alves promove webinário gratuito sobre felicidade

As dimensões do ser humano

As dimensões do ser humano

As dimensões do ser humano /Foto: Pixabay

Ângelo Éder Collares - 15/09/2020 05h00

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. ” Gênesis 1:27

S

omos corpo, alma e espírito. Deus nos criou assim. O corpo é o lugar das sensações, os sentidos; a alma inclui razão, emoção e vontade; o espírito é o lugar onde deve habitar o espírito de Deus.

Com a queda e separação de Deus, o espírito do homem está vazio. Sua vida tornou-se vazia e sem sentido. Colocando de outra maneira, a criatura necessita do criador para dar sentido e propósito à sua existência.

Desde que pecou o homem está separado: separado de si mesmo – com seus problemas psicológicos; separado dos seus semelhantes – com seus problemas sociológicos ou de relacionamento; separado da natureza – com seu problemas ecológicos; separado de Deus – com seus problemas espirituais. Mas ao passar pela experiência do novo nascimento em Cristo e tendo recebido nova identidade gerada pelo Espírito Santo, tem a possibilidade de deixar de ser separado (do grego esquizo = dividido, rachado), temos a possibilidade de deixar ser, em certo grau, esquizofrênicos.

Quando o homem restaura seu relacionamento com o Pai Celestial, além de receber uma nova identidade, seu espírito passa a ser selado com o “Espírito Santo da promessa”. A criatura readquire sentido e propósito de vida em comunhão com o criador. Restaurando a dimensão espiritual de sua vida a pessoa recebe todos os recursos do Senhor para restaurar seu relacionamento consigo mesmo, com seus semelhantes e com a natureza.

O que as pessoas estão esperando para correrem para Deus, considerando que “Ele é tudo em todos”?

As dimensões física, emocional e espiritual do homem se afetam mutuamente. Restaurada a dimensão espiritual do relacionamento com Deus, alma e corpo recebem saúde, mandando embora tristeza, desânimo, depressão e pensamentos de suicídio. O corpo vai ficando livre de doenças psicossomáticas.

Por que não vir a Cristo e tornar-se nova criatura?

Ângelo Éder Collares é graduado em Teologia e Psicologia, especialista em Docência Superior e mestre em Educação. Atua como pastor da Igreja Batista de Viçoso Jardim, Niterói, Rio de Janeiro.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.