Andando na direção certa

Gilton Medeiros - 28/11/2019 05h00

“Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás.” Sl 31.3

 

Você já se sentiu perdido e sem direção na vida? Para muitas pessoas esta é a sensação que melhor traduz a sua condição: estão perdidas, sem rumo e não sabem o que esperar do futuro. Para quem nasceu, por exemplo, após os anos 90 – a “Geração Z” – esta é a situação predominante. Alguns analistas sociais classificam essa geração como “geração perdida”.

Em artigo publicado no Portal EcoDebate, sob o título “Geração perdida: cresce o número de jovens nem-nem no Brasil”, o doutor em Demografia José Eustáquio Diniz Alves, destaca que “Em 2016, um quarto dos jovens estavam fora da escola e do mercado de trabalho. O percentual de jovens (16 a 29 anos) que nem estudavam nem estavam ocupados no Brasil (os chamados “nem-nem”) aumentou de 22,7%, em 2014 para 25,8% em 2016, representando um montante de 11,6 milhões de jovens.”

Mas não é só a Geração Z que está perdida ou que tem a maioria dos seus integrantes perdidos. Se olharmos atentamente, veremos que a maior parte das pessoas – de todas as gerações – estão perdidas, desorientadas, como Jesus descreveu: “… como ovelhas que não têm pastor.” (Mc 6.34).

E, se boa parte das pessoas estão vivendo perdidas, sem direção, a pergunta que se faz é: Como achar a direção – ou melhor, como encontrar a direção certa na vida? A Bíblia nos ensina que, quando buscamos a ajuda de Deus recebemos a sua orientação para andarmos na direção certa. Escrevendo ao seu discípulo Timóteo, o apóstolo Paulo ensina: “Toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2Tm 3.16).

Isto significa que Deus nos deixou, por meio da sua Palavra, as orientações que precisamos para andarmos na direção certa: a Bíblia nos ensina a verdade; nos mostra os erros que cometemos, nos ensina como corrigir as faltas e a maneira certa de viver! Para tanto, é preciso:

  1. Ter o hábito de ler a Bíblia regularmente – Leituras, reflexões e meditação devem fazer parte da agenda diária. A pessoa bem-aventurada é aquela cujo “prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Sl 1.2)

 

  1. Praticar o que a Palavra de Deus ensina – Para Jesus, essas são as pessoas sábias (Mt 7.24-27). Tiago ensina: “Aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tg 1.25)

Está perdido? Precisa de direção? A Bíblia tem a orientação que você precisa!

 

OraçãoSenhor, eu tenho vivido uma vida sem direção. Eu, na verdade, me sinto perdido e sem saber para onde ir. Me ajude a encontrar a direção segura que a Tua Palavra ensina. Eu peço a sua direção! Por Jesus, amém!

 

Pr. Gilton Medeiros é diretor executivo do Ministério Vida Radiante, coordenador do Congresso da Terceira Idade – Vida Radiante, editor do Jornal Novas e escritor.

LEIA TAMBÉM+ Tem como ser tranquilo e viver sereno?
+ Descobrindo a paz que me guarda da loucura do mundo
+ Fazendo o bem, sempre!


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo