Leia também:
X Imagem de Cristo em nuvem viraliza nas redes sociais

A sabedoria das mulheres

Atilano Muradas - 08/03/2019 05h00 | atualizado em 08/03/2019 05h01

“Todas as mulheres são obra de Deus” Foto: Pixabay

“Mulher virtuosa, quem a achará? Ela vale muito mais do que joias preciosas” (Provérbios 31:10).

Conta-se que, na Alemanha, durante a Idade Média, Wolf, o Duque da Bavária, estava cercado em seu castelo pelos exércitos de Frederick, Duque da Suábia, e de seu irmão Konrad. O cerco vinha de muito tempo, e Wolf sabia que a rendição era inevitável, o que realmente aconteceu. No entanto, as mulheres dos soldados derrotados não se deram por vencidas. Enviaram uma mensagem a Konrad pedindo a promessa de liberdade para todas as mulheres das cercanias do castelo e permissão para que elas levassem todos os bens que pudessem carregar.

A permissão foi concedida, os portões do castelo se abriram, e as mulheres saíram levando uma estranha carga: os seus maridos nas costas que, certamente, seriam mortos pelos inimigos. Diz a história que Konrad comoveu-se até às lágrimas diante daquela atitude extraordinária. Por isso, ele garantiu a liberdade das mulheres, a segurança dos maridos, e convidou a todos para um grande banquete de celebração da paz.

As mulheres não são apenas bonitas, elegantes, e, em geral, mais educadas que os homens, elas também são tão inteligentes e tão capazes quanto os homens. Defino como “desprezíveis” as culturas e religiões que ainda colocam a mulher em segundo plano, como se fossem escravas, ou coisas, ou pessoas de segunda categoria, ou quase animais. Todas as pessoas vieram ao mundo pelo ventre de uma mulher e, praticamente, todas as pessoas receberam cuidado e educação vindos de uma mulher. Jamais entenderei essa atitude de desprezo à mulher, o ser humano mais usado por Deus para preservar a humanidade. A Bíblia, inclusive, valoriza a mulher em diversas situações e Jesus deu atenção especial a elas em várias ocasiões.

O desafio de hoje, portanto, é levá-lo a fazer uma lista das mulheres que estão ao seu lado (mãe, esposa, avó, irmã, tia, prima…), orar por elas e pensar em algo para valorizá-las e protegê-las. Não sem razão, o inspirado sábio escreveu em Provérbios 31:10 “Mulher virtuosa, quem a achará? Ela vale muito mais do que joias preciosas”. E não importa se elas têm defeitos. Quem não os tem que atire a primeira pedra.

Todas as mulheres são obra de Deus e merecem o nosso mais profundo respeito.

Atilano Muradas é jornalista, teólogo, escritor, compositor e palestrante. Mora em Belo Horizonte e é pastor na Igreja Batista Getsêmani.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.