Leia também:
X Yudi comemora batismo da mãe: “Mais uma vitória”

A primeira família

Nancy Dusilek - 09/12/2018 08h00

Gênesis 2.18-25; 4.1,2 – “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea” (v.18).

Nestes dois textos está narrada a formação da primeira família. Deus criou o homem, depois a mulher e ambos tiveram os filhos. Família é formada de pai, mãe e filhos. Depois de tudo criado, Deus percebe que o homem não tinha uma companhia com quem pudesse trocar ideias, por isso cria a mulher. Na sua intenção prévia a mulher tinha que ser ajudadora (ou auxiliadora) e idônea
(correspondente, do mesmo nível). A palavra ezer +neged no hebraico significa adequado, apto, capaz, competente. Ezer muitas vezes usada no Velho Testamento nunca se refere a ajudador subordinado, mas igual. Veja o Salmos 121.1,2. Deus é o ezer, o ajudador. Neged é uma preposição no hebraico sem tradução. Por isso o significado encantador de ezer+neged = reciprocidade,
nunca subordinação.

Outro fato importante nesse texto é que Deus tem relacionamento individual com cada um, tanto é que Ele criou o homem, colocou-o para dormir enquanto criava a mulher. Fez o primeiro transplante de medula óssea, no meu entender. Cá entre nós, era para o homem não dar sugestões e Deus pode trabalhar sem interferências. Um detalhe importante nesse relato é que foi Deus quem apresenta a mulher ao homem e o homem à mulher. Tanto um, quanto outro, conheceram Deus antes de se conhecerem. Não é maravilhoso? Somos únicos, independentes e não precisamos um do outro para chegarmos a Deus a não ser o sangue de Cristo. Os filhos foram o fruto desse relacionamento. Essa primeira família também teve suas dificuldades. Nela houve o primeiro assassinato. Que tristeza!

Já pensou em dois irmãos que um mata o outro? Como fica o coração desses pais? A família foi feita por Deus para o nosso bem-estar e nosso crescimento como pessoa. É na família que aprendemos a conviver com os diferentes para que possamos nos relacionar bem com os demais fora dela. A família é uma escola de relacionamentos. Cada família é diferente uma da outra. Não há duas exatamente iguais. Mas essa é a sua família. Ame-a do jeito que ela é e faça a sua parte para ter paz dentro dela. Como é a sua família? Analise com carinho e veja o que você
pode fazer para o bem de todos.

Oração – Senhor, ajuda-me a ser uma bênção para os meus queridos.

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membra da Academia Evangélica de Letras do Brasil.

Leia também1 Cristo e a cura do conflitos de fé
2 O desprezo pode matar
3 Agindo com graça

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.