Leia também:
X Culto é realizado em antigo cassino para driblar proibição

A força do estresse

Ângelo Éder Collares - 11/08/2020 05h00

Levantar cedo, às vezes já atrasado, sair correndo, pegar o trânsito para não chegar atrasado no trabalho é fonte de estresse, tanto quanto administrar as relações humanas na família, em condomínios ou nas organizações. O estresse é comum a todas as atividades humanas.

O conceito de estresse já é bem conhecido: “estresse é qualquer força exercida sobre um corpo(ou entidade) que tende a comprimir ou alterar sua forma”. A pressão exercida pelo acúmulo exagerado de atividades pode gerar estresse, que pode ser físico, químico ou emocional, resultando em tensão física ou mental. Quando não tratado adequadamente, pode baixar a imunidade, causando certas doenças psicossomáticas.

Conceituando, do ponto de vista psicológico, estresse é nossa resposta às pressões que desequilibram nossa vida. O impacto do estresse depende de nossos recursos físicos, emocionais e espirituais. Determinados problemas emocionais podem gerar estresse, produzindo um círculo vicioso, sugando nossas energias emocionais, levando ao esgotamento e à depressão.

Precisamos aprender a canalizar o estresse para que ele seja positivo, pois fora de fora de controle certamente torna-se aflição, esgotando nossas energias, deixando-nos muito vulneráveis aos problemas emocionais e às doenças físicas. Alguns sintomas resultantes de estresse são bem conhecidos: aumento da pressão arterial, taquicardia, sudorese intensa, tensão muscular, descarga de adrenalina, mais açúcar e gordura no sangue são liberados, cansaço crônico, dificuldades intestinais, desconforto menstrual agravado, apenas para mencionar alguns.

Se você quer realmente melhorar sua qualidade de vida, comece por refazer sua agenda. É preciso desacelerar. Tire tudo o que pode ser tirado. Aprenda a dizer não. Delegue o que puder delegar. Reestabeleça as prioridades. Tire o que não é importante ou deixe para depois. Liste as atividades por ordem de prioridades, começando com o que é importante e urgente.

Sobre estresse, cabe ouvir o convite de Jesus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11: 28-30).

Ângelo Éder Collares é graduado em Teologia e Psicologia, especialista em Docência Superior e mestre em Educação. Atua como pastor da Igreja Batista de Viçoso Jardim, Niterói, Rio de Janeiro.

Leia também1 Escolha ser misericordioso
2 Escolha ser sincero
3 Escolha amar o seu próximo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.