Leia também:
X Covid: Leandro Borges conta testemunho de amiga que conseguiu respirar sem aparelhos

A família e seus idosos

Nancy Dusilek - 16/05/2020 08h00


1 Timóteo 5.1-16 – “Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus” (v.4).

Lembro-me que uma vez, quando eu estava na casa dos 40 anos, minha filha chegou da escola e disse que uma velhinha quase caiu no ônibus. Brincando, perguntei “Quantos anos mais ou menos?” Ela disse que uns 40. Dei boas risadas.

Há pouco tempo uma pessoa com mais de 50 anos era considerada velha e não valorizada. Era totalmente marginalizada. Hoje em dia estamos vendo a população cada vez mais idosa e ativa. Tanto é que há planos de viagens para terceira idade e este é um nicho que dá bons rendimentos. A pessoa está aposentada, tem a sua pensão, não tem responsabilidade com filhos ou casa, então pode sair e viajar. Muitos aproveitam mesmo, porém outros, devido aos poucos recursos financeiros, acabam ficando em casa tentando achar o que fazer. Nesse ponto a Igreja pode ajudar muito com encontros, palestras, brincadeiras, de modo que nossos idosos se sintam úteis e com muita vida.

O que temos visto também é que muitos filhos acabam internando seus pais em asilos, abandonando-os e se esquecem de tudo quanto foi feito por eles durante muitos anos. Não é fácil viver debaixo do mesmo teto, avós, pais e netos. As gerações e seus interesses são diferentes, mas a vida é uma escola e estamos aprendendo sempre.

O conselho do apóstolo Paulo ao jovem pastor Timóteo é que os filhos e netos cuidem dos pais e dos avós, demonstrando assim a verdadeira religião. Não adianta estarmos na igreja louvando ao Senhor, cantando belos hinos com toda a técnica, se não cuidamos dos nossos em casa. Isso é hipocrisia. E quanto temos visto desse tipo de comportamento!

Cuidar dos idosos é tarefa de todos nós. Afinal, a experiência que eles carregam por aprender ano a ano, pode nos ajudar através de seus conselhos. O jovem tem energia, o idoso tem sabedoria de vida. Deus sabe o que faz. Já pensou ter a energia de um jovem e a sabedoria de um idoso? O que seriamos capazes de fazer?

ORAÇÃO
Senhor, abençoa nossos pais e familiares idosos. Que demonstremos carinho e atenção a eles. Se estou nessa fase, ajuda-me a não ser tão intolerante.

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.